MINISTÉRIO DA CULTURA  apresenta

Júris

Competitiva

Roger Koza

Membro da FIPRESCI, Roger Koza trabalha para La Voz del Interior (Córdoba, Argentina) como crítico de cinema; também escreve sobre cinema para os veículos Ñ e Con los ojos abiertos. Além disso, atua como programador para o festival de Hamburgo, na Alemanha, e FICUNAM, no México. Koza também é diretor artístico para os festivais FICIC e DocBuenos Aires. Participou como membro do júri em Locarno, Golden Apricot, BAFICI, entre outros.

Claire Allouche

Claire Allouche nasceu em Saint-Denis, França. É assistente de programação no Festival des 3 Continents em Nantes. Começa um doutorado sobre o valor do lugar fora das capitais no cinema argentino e brasileiro contemporâneo, baixo a orientação de Dork Zabunyan e Thierry Roche na Universidade Paris 8. Se formou em cinema em Ciné-Sup, na ENS Ulm, em Paris 8 e na UNSAM (Argentina) e também em ciências sociais do espaço na EHESS (Paris). Escreve de forma pontual em revistas de cinema.

André Novais Oliveira

Formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela ELC/BH. Dirigiu e escreveu os curtas Fantasmas, Pouco mais de um mês e Quintal e os longas Ela volta na quinta e Temporada(em finalização). Juntos seus filmes foram exibidos e premiados em diversos festivais e mostras como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Rotterdam, Fid Marseille, Brasília e Mostra Tiradentes. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia faz parte da produtora Filmes de Plástico.

Novos olhares/Prêmio Olhares Brasil

Jang Byung Won

Doutor em teoria fílmica pela Universidade Chung Ang. Trabalhou como editor chefe da revista semanal FILM 2.0 e como curador para o museu de cinema Im Kwan Taek. Desde 2013 vem trabalhando como programador no Festival Internacional de Cinema Jeonju. É professor de teoria do cinema, história do cinema e estética fílmica.

Ela Bittencourt

Ela Bittencourt é crítica, programadora e fundadora do novo site de cinema, Lyssaria. Seus artigos são publicados em diversas revistas internacionais, entre elas Artforum, Art in America, Film Comment, Frieze, Hyperallergic, Sight & Sound e The Village Voice. Foi curadora de mostras nos Estados Unidos (True/False Film Festival; Museum of Moving Image/ MoMI, Nova York) e no Brasil. Colabora com os festivais de cinema, Sheffield Doc/Fest e É Tudo Verdade.

Annouchka de Andrade

Nos últimos 20 anos, trabalhou em diversas áreas da cultura, o que inclui festivais de cinema, gerenciamento de encontros de mercados de cultura e performances em inúmeras exposições, promovendo a criatividade dentro das artes, em particular, ajudando a desenvolver e amadurecer jovens profissionais. Esteve na frente do gerenciamento de compartilhamento de herança cultural para French Ministry of Foreign Affairs na Colômbia e na Espanha. Hoje é Diretora do Festival Internacional de Cinema de Amiens.

Outros olhares

Leonardo Bomfim

Programador da Cinemateca Capitólio Petrobras (desde 2015) e da Sala P. F. Gastal (desde 2013), de Porto Alegre. Editou o catálogo da mostra Nouvelle Vague Tcheca. Colaborou no catálogo da mostra Godard Inteiro ou o Mundo em Pedaços. Publicou textos nas publicações Teorema, Norte, Zinematógrafo e Aurora.

Juliana Antunes

Juliana Antunes é roteirista e diretora do longa-metragem “Baronesa” exibido em mais de quarenta festivais, com oito prêmios internacionais e dez prêmios no Brasil. Também roteirizou e dirigiu um curta-metragem intitulado “Plano Controle”, ainda em fase finalização com lançamento previsto para o segundo semestre de 2018. Foi programadora da sala de cinema CINE 104 e é curadora do Cineclube Aranha, ambos em Belo Horizonte.

Filipa Reis

Filipa Reis dirige documentários desde 2010 juntamente com João Miller Guerra. Seus filmes são regularmente exibidos em festivais como Cinéma du Réel, IDFA, DokLeipzig, Bafici, Bordocs, Doclisboa, Olhar de Cinema ou IndieLisboa. Seu primeiro longa-metragem, “Djon África”, foi premiado em Roterdã, 2018. Em Uma Pedra no Sapato eles desenvolveram e realizaram filmes documentaris e ficcionais, trabalhando seus próprios projetos bem como de outros diretores.

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.