Filmes
Brazilian Competitive | Features
Neirud
Brasil
Fernanda Faya
The Intrusion
Brasil
Flora Dias and Juruna Mallon
O Policial e a Pastora
Brasil
Alice Riff
Quando eu me encontrar
Brasil
Amanda Pontes e Michelline Helena
Toda noite estarei lá
Brasil
Suellen Vasconcelos e Tati Franklin
Zé
Brasil
Rafael Conde
Competitiva Brasileira | Curtas
Apocalypses Repentinos
Brasil
Pedro Henrique
As Inesquecíveis
Brasil
Rafaelly (La Conga Rosa)
Cemitério Verde
Brasil
Maurício Chades
Kanau’Kyba
Brasil
Gustavo Caboco
O Mar Também É Seu
Brasil, Cuba, Suíça
Michelle Coelho
Ramal
Brasil
Higor Gomes
Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando
Brasil
Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana
Virtual Genesis
Brasil
Arthur B. Senra
Competitiva Internacional | Longas
A Migração Silenciosa
Dinamarca
Malene Choi
Anhell69
Colômbia, Romênia, França, Alemanha
Theo Montoya
Disco Boy
França, Itália, Bélgica, Polônia
Giacomo Abbruzzese
Lembranças de todas as noites
Japão
Yui Kiyohara
Lugar Seguro
Croácia
Juraj Lerotic
No Cemitério do Cinema
França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita
Thierno Souleymane Diallo
Competitiva Internacional | Curtas
A Mecânica dos Fluídos
França, Espanha
Gala Hernández López
A Dama
Irã
Fardin Ansari
Fuga de Visão
China
Peng Zuqiang
Humano Não-Humano
Bélgica
Natan Castay
Maria Schneider, 1983
França, Estados Unidos
Elisabeth Subrin
Paralelo 45º
Reino Unido
Lawrence Abu Hamdan
Pele de Mãe
Canadá
Leah Johnston
Uma Espécie de Testamento
França
Vullemin Stephen
Novos Olhares
A Portas Fechadas
Brasil
João Pedro Bim
A Vida e As Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que viveu vinte e oito anos sozinho em uma ilha e disse que era dele
Bélgica
Benjamin Deboosere
Desvío de Noche
Canadá
Paul Chotel e Ariane Falardeau St-Amour
Mudos Testemunhos
Colômbia, França
Jerónimo Atehortúa e Luís Ospina
Notas do Eremoceno
Eslováquia, República Tcheca
Viera Cákanyová
O Mel é mais doce que o sangue
Brasil
André Guerreiro Lopes
Mirada Paranaense | Longas
Fale Comigo Verão: diário de um cineasta amador
Brasil
Evandro Scorsin
Solange
Brasil
Nathália Tereza e Tomás Osten
Mirada Paranaense | Curtas
A Trilha Sonora de Um Bairro
Brasil
Betinho Celanex e Danilo Custódio
Blackout
Brasil
Rodrigo Grota
Menininha
Brasil
Débora Zanatta
Midríase
Brasil
Eduardo Monteiro
Pés que Sangram
Brasil
Roberta Takamatsu
Pixo na cidade modelo
Brasil
Willian Germano
Sereia
Brasil
Estevan de la Fuente
Só por hoje
Brasil
Stilo Eustachio, Dionwiu, Jessica Candal
Abertura
Casa Izabel
Brasil
Gil Baroni
Encerramento
Agressor
Estados Unidos
Jennifer Reeder
Olhar Retrospectivo - máquina de cicatrizes: o cinema de David Cronenberg
Ralo Acima
Canadá
David Cronenberg
Calafrios
Canadá
David Cronenberg
Videodrome – A síndrome do vídeo
Canadá
David Cronenberg
A Mosca
Estados Unidos
David Cronenberg
Gêmeos: Mórbida Semelhança
Canadá
David Cronenberg
Crash: Estranhos Prazeres
Reino Unido, Canadá
David Cronenberg
eXistenZ
Canadá, Reino Unido, França
David Cronenberg
Olhares Clássicos
A Paixão da Lembrança
Reino Unido
Maureen Blackwood e Isaac Julien
A Rainha Diaba
Brasil
Antônio Carlos da Fontoura
Cría Cuervos
Espanha
Carlos Saura
En Rachâchant
França
Jean-Marie Straub e Danièle Huillet
Jeanne Dielman
Bélgica
Chantal Akerman
No Calor da Noite
Estados Unidos
Norman Jewison
Salomé
Estados Unidos
Charles Bryant e Alla Nazimova
Foco - Québec: para além das Fronteiras
Bestiário
Canadá
Denis Côté
Kassinu
Canadá
Uapukun Mestokosho McKenzie
Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk)
Canadá
Eva Kaukai e Manon Chamberland
L.A Tea Time
Canadá
Sophie Bédard Marcotte
Manitushiss (Vírus)
Canadá
Réal Junior Leblanc
Miliku Tshishutshelimunuau (Conceda-me sua confiança)
Canadá
Isabelle Kanapé
Novembro
Canadá
Iphigénie Marcoux-Fortier e Karine van Ameringen
O Innu do Futuro
Canadá
Stéphane Nepton
Perdi Minha Mãe
Canadá
Denys Desjardins
Xalko
Canadá
Hind Benchekroun e Sami Mermer
Exibições Especiais
A Invenção do Futuro
Brasil
Bruno Jorge
Anotações para um Filme
Chile
Ignacio Agüero
Caixa Preta
Brasil
Saskia e Bernardo Oliveira
Diálogos com Ruth de Souza
Brasil
Juliana Vicente
Lá nas Matas Tem
Brasil
Pedro Aspahan e César Guimarães
O Acidente
Brasil
Bruno Carboni
O Muro dos Mortos
França
Eugène Green
Pequenos Olhares | Longas
Fabulosos João e Maria
Brasil
Arnaldo Galvão
Pequenos Olhares | Curtas
A Menina e o Mar
Brasil
Gabriel Mellin
A pedra mágica
Argentina
Paula Herrera Vivas
Coelhitos e Gambazitas
Brasil
Thomas Larson
De Miau a Pior
Brasil
Rodrigo Lobato Toporov
Diafragma
Brasil
Robson Cavalcante
Elo
Escócia
Ainslie Henderson
Jussara
Brasil
Camila Ribeiro
Teo, o menino azul
Brasil
Hygor Amorim
Júri
COMPETITIVA BRASILEIRA / COMPETITIVA INTERNACIONAL - LONGAS
Hubert Sabino-Brunette
Hubert Sabino-Brunette é o co-diretor artístico do RIDM – Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal. Ele concluiu seu doutorado na Université de Montréal, instituição na qual também lecionou. Desde 2018 leciona na École des Métiers du Cinéma et de la Vidéo no Cégep de Rivière-du-Loup. Apaixonado por cinema, desenvolveu um vício em documentários que busca curar participando nas equipes de programação do RIDM, Cinéma sous les étoiles e Tënk.
Guilherme Weber
Guilherme Weber é ator, diretor, roteirista, curador e produtor. É um dos fundadores da Sutil Companhia de Teatro, uma das mais importantes do país, na qual atuou e assinou a co-criação de diversos espetáculos por vinte anos. Trabalhou com os maiores nomes do teatro, do cinema e da televisão do Brasil. Duas vezes ganhador do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor ator, no teatro e na televisão. Com “Deserto”, sua estreia na direção de longa metragens ganhou o prêmio de melhor diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival em 2016. De 2016 a 2019 foi um dos curadores do Festival de Curitiba, o maior da América Latina.
Nanako Tsukidate
Nanako Tsukidate nasceu no Japão, mas atualmente mora em Paris. É curadora e crítica de cinema. Ela obteve seu PHD sobre o cinema de Philippe Garrel na Nouvelle Sorbonne Paris III sob a orientação de Nicole Brenez. Atuou como programadora na seção de Cinema Europeu do Festival Internacional de Cinema de Hiroshima de 2015 a 2018 e participou do comitê de curtas-metragens da Semana da Crítica de Cannes entre 2019 e 2021. Atualmente é consultora do Giornate degli Autori em Veneza e participa do comitê de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema de Riga. Tsukidate também trabalha como co-produtora no filme Following the sound, dirigido por Kyoshi Sugita.
Fabrício Boliveira
Fabrício Boliveira estudou teatro na UFBA e logo trabalhou na televisão nas novelas “Sinhá Moça”, “A Favorita”, “Segundo Sol”; e em séries como “Suburbia”, “Treze Dias Longe do Sol” e “Nada Será Como Antes”. Pela Paramount Plus, aguarda o lançamento da primeira temporada da série “Cenas de Um Crime”. No cinema protagonizou filmes importantes como “Faroeste Caboclo”, “Simonal”, “Breve Miragem de Sol”, “Tungstênio e Mugunzá”. Trabalhou também nos filmes “Nise da Silveira, A Senhora das Imagens” e “Operações Especiais”. Aguarda a estreia do filme “Jardim do Silêncio”, filme baiano de co-produção italiana e com pré-estreia para 2024. Experiências em performances, dança e teatro com Augusto Omolu e Odin Theatre, Marcelo Evelin, Grace Passo, Daniel Barra, Cristina Moura, Amir Haddad e grupo Tá Na Rua. Dirigiu e atuou na performance “Desert Time” (SP- NY) e está em circulação com duas direções nos curtas metragens “Antigona Pajubá” e “Funda”. Se dedica também a finalização do seu primeiro longa, “Antígona, Não Nasci pro Ódio, Nasci pro Amor”.
Jéssica Queiroz
Jéssica Queiroz, formada em técnico em edição audiovisual pelo Instituto Criar, e direção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema, trabalha há 8 anos com edição, direção e roteiro no cinema e publicidade, hoje é diretora de cena na Paranoid br. Dirigiu o documentário “Vidas de Carolina” (2014) história de Carolina Maria de Jesus, a ficção “Número e Série” (2015) e “Peripatético” (2017) que levou prêmio de melhor roteiro e prêmio especial do júri no Festival de Brasília entre outros, foi Shadow de direção na quarta temporada de “3%” da Netflix, fez direção geral da série de ficção “Fim de Comédia” (em pós produção) do CineBrasil TV, fez curadoria e roteiro da série “40 m²” da Globoplay, ganhou o edital de desenvolvimentos de obras seriadas da SPCINE, com a série “Melanina”, atualmente é diretora da série sci fi “Mila no Multiverso” no Disney Plus.
NOVOS OLHARES / COMPETITIVA BRASILEIRA / COMPETITIVA INTERNACIONAL - CURTAS
Antoine Thirion
Antoine Thirion participa da equipe de programação do Cinéma du Réel desde 2018 e ingressou na Berlinale em 2021 como programador. Foi membro da equipe de programação do Locarno Film Festival em 2019 e 2020 e atuou como curador em diversas retrospectivas monográficas (James Benning, Lav Diaz, Pedro Costa, Hong Sang-soo, Apichatpong Weerasethakul, etc.) no Jeu de Paume e FID Marseille. Publicou em diversas revistas e periódicos na França e internacionalmente (Cahiers du cinéma, Trafic, Cinema Scope, Mubi Notebook, Mouvement, etc.) e ocasionalmente escreve roteiros e performances em colaboração com cineastas, notadamente Raya Martin no projeto UNdocumenta.
Chloe Roddick
Chloe Roddick é curadora e escritora há mais de dez anos. Atualmente radicada na Cidade do México, é programadora sênior do Festival Internacional de Cinema de Morelia, onde trabalha com as vertentes de cinema internacional e mexicano. Também é diretora da Seção de Documentário Mexicano desse mesmo festival. Entre 2018 e 2021 foi diretora de programação do Tulum International Film Festival (FICTU). É consultora de programação do Sheffield Doc/Fest e assiste documentários para a Ambulante e SXSW. Atualmente escreve sobre cinema para a Sight & Sound, além de trabalhar com curadoria e consultoria de programação em cinema mexicano para festivais e instituições como o Il Cinema Ritrovato, BFI, MoMA e Cinémathèque française, entre outros.
Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira é professor, pesquisador, crítico de música e cinema e produtor. Como crítico de música e ensaísta, colaborou com diversos jornais, blogs, revistas e festivais no Brasil e no exterior (Folha de São Paulo, Blog do IMS, FACT Magazine, O Globo, Revista Cinética, Contracampo, Filme Cultura, Revista Limite, Revista Multifoco, Suplemento Pernambuco entre outras). Participou de festivais e eventos de música e cinema como curador, produtor, jurado e colaborador convidado (Semana dos Realizadores, Bienal de Arte Digital, Shape Platform, Multiplicidade, Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra de Cinema Negro de Pelotas, Festivais: Novas Frequências, Kinobeat, Visões Periféricas, Antimateria, entre outros). Foi produtor e curador do extinto evento de música experimental Quintavant e faz parte do QTV Selo. Publicou em 2014 o livro “Tom Zé – Estudando o Samba” (Editora Cobogó) e em 2021 “Deixa queimar”, sobre a música, a trajetória e o pensamento de Negro Leo (Editora Numa).
AVEC-PR
Lígia Teixeira
Lígia Teixeira é uma cineasta experimental de Curitiba. É mestra em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná, mesma instituição na qual formou-se em Cinema e Vídeo. Seus trabalhos já foram apresentados em mostras e festivais no Brasil e no exterior. É idealizadora do Super Laboratório Solar – Laboratório de cinema experimental em película cinematográfica de Curitiba e do Pan-Cinema Experimental – Festival Internacional de Curitiba.
Bella Souza
Bella Souza nasceu em Curitiba-PR, é formada em Comunicação Institucional (UFPR) e é produtora Cultural desde 2009. Atua na Processo Multiartes e é gestora da Candaces Produção Cultural. Destacam-se os trabalhos em: “Griot – Festival do Cinema Negro Contemporaneo”, como Produtora Executiva. No longa documental “Upa, neguinho!” e no Núcleo de Roteiro Infantes Falantes (FSA) como diretora de produção e como roteirista executiva da sala de roteiro “Aquilomba”. Foi júri do pitching MetrôLab 2022.
Téia Werner
Téia Werner é produtora, diretora e curadora. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes -PPGARTES Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Especialista em Cinema com Ênfase em Produção – UNESPAR. Graduada em Tecnologia em Design de Moda – Faculdades Camões. Integrante do LabEducine – Laboratório de Cinema e Educação do Curso de Cinema da UNESPAR. Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR. Sócia da Produtora Werner Produções Ltda.
ABRACCINE
Paulo Camargo
Paulo Camargo é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1990), mestre em Teoria e Estética do Audiovisual (Universidade de Miami, 2002), onde foi bolsista da Comissão Fulbright, e doutor em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2018). É professor dos cursos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário UniBrasil. Foi editor de Cultura, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo (PR), diário no qual atuou entre 1996 e 2014. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Trabalhou nos jornais O Estado do Paraná e Folha de S. Paulo.
Pâmela Eurídice
Jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM) – onde pesquisa sobre mulheres no cinema amazonense, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Coletivo Elviras de Mulheres na Crítica Cinematográfica. Criadora do podcast Visões Femininas, autora do livro “Olhar Feminino: o Norte na Direção” e escreve para o Cine Set.
Rodolfo Stancki
Rodolfo Stancki é jornalista e autor do livro “A Zona Crepuscular” (2021). Organizou os livros “O Melhor do Terror dos Anos 80” (2020) e O “Melhor do Terror dos Anos 90” (2021). Escreve sobre cinema para o portal de jornalismo cultural A Escotilha. É professor universitário dos cursos de Jornalismo e Cinema da PUCPR e doutor em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR.
Curitiba_Lab
Seminários
Equipe de Curadoria do Olhar de Cinema
com Antônio Gonçalves Jr., Eduardo Valente, Camila Macedo, Carla Italiano, Carol Almeida, Kariny Martins, Gabriel Borges, Marisa Merlo, Gustavo Pinheiro e Giulia Maria Roberta
Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 12ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.
Onde termina a fase de escrita e onde começa a de direção? - O caso "Cabeça de Nêgo"
com Déo Cardoso
Da ideia ao roteiro: como identificar se uma ideia rende um filme (curta, longa, série). A relação da escrita: como identificar se o roteiro está funcionando ou não. Ajustes de roteiro às vésperas da filmagem. Será que rola? Locações e ensaios no processo de escrita. Os ritos do set de filmagem.
Entre os filmes e a teoria: a publicação de livros de cinema no Brasil
com Juliana Costa (mediação), Rodrigo Grota, Pedro Plaza Pinto, Beatriz Vasconcelos e Kariny Martins
A produção audiovisual aumentou muito nas últimas décadas, assim como as reflexões e estudos sobre cinema – em cursos e no meio acadêmico, por exemplo. Sejam voltados a teoria, aos acontecimentos do passado e do presente ou aos próprios processos criativos, pesquisadoras e pesquisadores encontram na escrita a sua própria forma de fazer cinema. A mesa apresenta o lançamento de novos livros de cinema, com a presença de autores e autoras, e discute a relevância desse tipo de publicação e produção teórica nos dias de hoje.
Conexão Brasil-Québec: cinema documental em foco
com Camila Macedo (mediação), Gustavo Pinheiro (mediação), Hubert Sabino-Brunette, Ariane Falardeau St-Amour, Paul Chotel, Iphigénie Marcoux-Fortier, Karine van Ameringen, Denys Desjardins e Serge Abiaad
Um diálogo a respeito do intercâmbio de experiências e da colaboração entre os festivais Olhar de Cinema e RIDM – que, juntos, apresentam a mostra Foco deste ano. Nesta conversa ao redor dos filmes quebequenses que compõem a programação, o público conhecerá mais do contexto de produção e do cinema realizado no Québec, com destaque para sua filmografia documental contemporânea.
O cinema brasileiro nas plataformas de streaming
com Simone Oliveira, Fábio Mostof e Krishna Mahon (mediação)
O impacto das plataformas de streaming no mercado de filmes nacionais e as perspectivas futuras para a indústria audiovisual do país.
Os novos desafios na distribuição do cinema brasileiro
com Jussara Locatelli, Paula Gomes, Daniel Queiroz e Rayanne Layssa
Com o baixíssimo market share que o cinema brasileiro tem ocupado nas salas de cinema é extremamente urgente ações frente a importantes mudanças no mercado de distribuição de filmes nacionais. A relação entre as novas tecnologias e as formas de distribuição, as políticas públicas de incentivo à distribuição de filmes, a importância do mercado internacional e a diversificação das plataformas de exibição.
Máquina de cicatrizes: o cinema de David Cronenberg
com Rodolfo Stancki, Debora Breder, Carla Italiano (mediação) e Gabriel Borges (mediação)
Horror, mutações, tecnologia, ego e identidade. Um diálogo em torno dos filmes e temas da mostra Olhar Retrospectivo deste ano, que apresenta um recorte da filmografia provocadora do cineasta canadense David Cronenberg.