Arquivo 2023

Filmes

Brazilian Competitive | Features

Neirud

Brasil

Fernanda Faya

The Intrusion

Brasil

Flora Dias and Juruna Mallon

O Policial e a Pastora

Brasil

Alice Riff

Quando eu me encontrar

Brasil

Amanda Pontes e Michelline Helena

Toda noite estarei lá

Brasil

Suellen Vasconcelos e Tati Franklin

Brasil

Rafael Conde

Competitiva Brasileira | Curtas

Apocalypses Repentinos

Brasil

Pedro Henrique

As Inesquecíveis

Brasil

Rafaelly (La Conga Rosa)

Cemitério Verde

Brasil

Maurício Chades

Kanau’Kyba

Brasil

Gustavo Caboco

O Mar Também É Seu

Brasil, Cuba, Suíça

Michelle Coelho

Ramal

Brasil

Higor Gomes

Thuë Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando

Brasil

Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana

Virtual Genesis

Brasil

Arthur B. Senra

Competitiva Internacional | Longas

A Migração Silenciosa

Dinamarca

Malene Choi

Anhell69

Colômbia, Romênia, França, Alemanha

Theo Montoya

Disco Boy

França, Itália, Bélgica, Polônia

Giacomo Abbruzzese

Lembranças de todas as noites

Japão

Yui Kiyohara

Lugar Seguro

Croácia

Juraj Lerotic

No Cemitério do Cinema

França, Senegal, Guiné, Arábia Saudita

Thierno Souleymane Diallo

Competitiva Internacional | Curtas

A Mecânica dos Fluídos

França, Espanha

Gala Hernández López

 

A Dama

Irã

Fardin Ansari

Fuga de Visão

China

Peng Zuqiang

Humano Não-Humano

Bélgica

Natan Castay

Maria Schneider, 1983

França, Estados Unidos

Elisabeth Subrin

Paralelo 45º

Reino Unido

Lawrence Abu Hamdan

Pele de Mãe

Canadá

Leah Johnston

Uma Espécie de Testamento

França

Vullemin Stephen

Novos Olhares

A Portas Fechadas

Brasil

João Pedro Bim

 

A Vida e As Estranhas e Surpreendentes Aventuras de Robinson Crusoé, que viveu vinte e oito anos sozinho em uma ilha e disse que era dele

Bélgica

Benjamin Deboosere

Desvío de Noche

Canadá

Paul Chotel e Ariane Falardeau St-Amour

Mudos Testemunhos

Colômbia, França

Jerónimo Atehortúa e Luís Ospina

 

 

Notas do Eremoceno

Eslováquia, República Tcheca

Viera Cákanyová

O Mel é mais doce que o sangue

Brasil

André Guerreiro Lopes

Mirada Paranaense | Longas

Fale Comigo Verão: diário de um cineasta amador

Brasil

Evandro Scorsin

Solange

Brasil

Nathália Tereza e Tomás Osten

Mirada Paranaense | Curtas

A Trilha Sonora de Um Bairro

Brasil

Betinho Celanex e Danilo Custódio

Blackout

Brasil

Rodrigo Grota

Menininha

Brasil

Débora Zanatta

Midríase

Brasil

Eduardo Monteiro

Pés que Sangram

Brasil

Roberta Takamatsu

Pixo na cidade modelo

Brasil

Willian Germano

Sereia

Brasil

Estevan de la Fuente

Só por hoje

Brasil

Stilo Eustachio, Dionwiu, Jessica Candal

Abertura

Casa Izabel

Brasil

Gil Baroni

Encerramento

Agressor

Estados Unidos

Jennifer Reeder

Olhar Retrospectivo - máquina de cicatrizes: o cinema de David Cronenberg

Ralo Acima

Canadá

David Cronenberg

Calafrios

Canadá

David Cronenberg

Videodrome – A síndrome do vídeo

Canadá

David Cronenberg

A Mosca

Estados Unidos

David Cronenberg

Gêmeos: Mórbida Semelhança

Canadá

David Cronenberg

Crash: Estranhos Prazeres

Reino Unido, Canadá

David Cronenberg

eXistenZ

Canadá, Reino Unido, França

David Cronenberg

Olhares Clássicos

A Paixão da Lembrança

Reino Unido

Maureen Blackwood e Isaac Julien

A Rainha Diaba

Brasil

Antônio Carlos da Fontoura

Cría Cuervos

Espanha

Carlos Saura

En Rachâchant

França

Jean-Marie Straub e Danièle Huillet

Jeanne Dielman

Bélgica

Chantal Akerman

No Calor da Noite

Estados Unidos

Norman Jewison

Salomé

Estados Unidos

Charles Bryant e Alla Nazimova

Foco - Québec: para além das Fronteiras

Bestiário

Canadá

Denis Côté

Kassinu

Canadá

Uapukun Mestokosho McKenzie

Katatjatuuk Kangirsumi (Cantos Guturais em Kangirsuk)

Canadá

Eva Kaukai e Manon Chamberland

L.A Tea Time

Canadá

Sophie Bédard Marcotte

Manitushiss (Vírus)

Canadá

Réal Junior Leblanc

Miliku Tshishutshelimunuau (Conceda-me sua confiança)

Canadá

Isabelle Kanapé

Novembro

Canadá

Iphigénie Marcoux-Fortier e Karine van Ameringen

O Innu do Futuro

Canadá

Stéphane Nepton

Perdi Minha Mãe

Canadá

Denys Desjardins

Xalko

Canadá

Hind Benchekroun e Sami Mermer

Exibições Especiais

A Invenção do Futuro

Brasil

Bruno Jorge

Anotações para um Filme

Chile

Ignacio Agüero

Caixa Preta

Brasil

Saskia e Bernardo Oliveira

Diálogos com Ruth de Souza

Brasil

Juliana Vicente

Lá nas Matas Tem

Brasil

Pedro Aspahan e César Guimarães

O Acidente

Brasil

Bruno Carboni

O Muro dos Mortos

França

Eugène Green

Pequenos Olhares | Longas

Fabulosos João e Maria

Brasil

Arnaldo Galvão

Pequenos Olhares | Curtas

A Menina e o Mar

Brasil

Gabriel Mellin

A pedra mágica

Argentina

Paula Herrera Vivas

Coelhitos e Gambazitas

Brasil

Thomas Larson

De Miau a Pior

Brasil

Rodrigo Lobato Toporov

Diafragma

Brasil

Robson Cavalcante

Elo

Escócia

Ainslie Henderson

Jussara

Brasil

Camila Ribeiro

Teo, o menino azul

Brasil

Hygor Amorim

Júri

COMPETITIVA BRASILEIRA / COMPETITIVA INTERNACIONAL - LONGAS

person
Hubert Sabino-Brunette

Hubert Sabino-Brunette é o co-diretor artístico do RIDM – Rencontres Internationales du Documentaire de Montréal. Ele concluiu seu doutorado na Université de Montréal, instituição na qual também lecionou. Desde 2018 leciona na École des Métiers du Cinéma et de la Vidéo no Cégep de Rivière-du-Loup. Apaixonado por cinema, desenvolveu um vício em documentários que busca curar participando nas equipes de programação do RIDM, Cinéma sous les étoiles e Tënk.

person
Guilherme Weber

Guilherme Weber é ator, diretor, roteirista, curador e produtor. É um dos fundadores da Sutil Companhia de Teatro, uma das mais importantes do país, na qual atuou e assinou a co-criação de diversos espetáculos por vinte anos. Trabalhou com os maiores nomes do teatro, do cinema e da televisão do Brasil. Duas vezes ganhador do prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor ator, no teatro e na televisão. Com “Deserto”, sua estreia na direção de longa metragens ganhou o prêmio de melhor diretor no Los Angeles Brazilian Film Festival em 2016. De 2016 a 2019 foi um dos curadores do Festival de Curitiba, o maior da América Latina.

person
Nanako Tsukidate

Nanako Tsukidate nasceu no Japão, mas atualmente mora em Paris. É curadora e crítica de cinema. Ela obteve seu PHD sobre o cinema de Philippe Garrel na Nouvelle Sorbonne Paris III sob a orientação de Nicole Brenez. Atuou como programadora na seção de Cinema Europeu do Festival Internacional de Cinema de Hiroshima de 2015 a 2018 e participou do comitê de curtas-metragens da Semana da Crítica de Cannes entre 2019 e 2021. Atualmente é consultora do Giornate degli Autori em Veneza e participa do comitê de curtas-metragens do Festival Internacional de Cinema de Riga. Tsukidate também trabalha como co-produtora no filme Following the sound, dirigido por Kyoshi Sugita.

person
Fabrício Boliveira

Fabrício Boliveira estudou teatro na UFBA e logo trabalhou na televisão nas novelas “Sinhá Moça”, “A Favorita”, “Segundo Sol”; e em séries como “Suburbia”, “Treze Dias Longe do Sol” e “Nada Será Como Antes”. Pela Paramount Plus, aguarda o lançamento da primeira temporada da série “Cenas de Um Crime”. No cinema protagonizou filmes importantes como “Faroeste Caboclo”, “Simonal”, “Breve Miragem de Sol”, “Tungstênio e Mugunzá”. Trabalhou também nos filmes “Nise da Silveira, A Senhora das Imagens” e “Operações Especiais”. Aguarda a estreia do filme “Jardim do Silêncio”, filme baiano de co-produção italiana e com pré-estreia para 2024. Experiências em performances, dança e teatro com Augusto Omolu e Odin Theatre, Marcelo Evelin, Grace Passo, Daniel Barra, Cristina Moura, Amir Haddad e grupo Tá Na Rua. Dirigiu e atuou na performance “Desert Time” (SP- NY) e está em circulação com duas direções nos curtas metragens “Antigona Pajubá” e “Funda”. Se dedica também a finalização do seu primeiro longa, “Antígona, Não Nasci pro Ódio, Nasci pro Amor”.

person
Jéssica Queiroz

Jéssica Queiroz, formada em técnico em edição audiovisual pelo Instituto Criar, e direção cinematográfica na Academia Internacional de Cinema, trabalha há 8 anos com edição, direção e roteiro no cinema e publicidade, hoje é diretora de cena na Paranoid br. Dirigiu o documentário “Vidas de Carolina” (2014) história de Carolina Maria de Jesus, a ficção “Número e Série” (2015) e “Peripatético” (2017) que levou prêmio de melhor roteiro e prêmio especial do júri no Festival de Brasília entre outros, foi Shadow de direção na quarta temporada de “3%” da Netflix, fez direção geral da série de ficção “Fim de Comédia” (em pós produção) do CineBrasil TV, fez curadoria e roteiro da série “40 m²” da Globoplay, ganhou o edital de desenvolvimentos de obras seriadas da SPCINE, com a série “Melanina”, atualmente é diretora da série sci fi “Mila no Multiverso” no Disney Plus.

NOVOS OLHARES / COMPETITIVA BRASILEIRA / COMPETITIVA INTERNACIONAL - CURTAS

person
Antoine Thirion

Antoine Thirion participa da equipe de programação do Cinéma du Réel desde 2018 e ingressou na Berlinale em 2021 como programador. Foi membro da equipe de programação do Locarno Film Festival em 2019 e 2020 e atuou como curador em diversas retrospectivas monográficas (James Benning, Lav Diaz, Pedro Costa, Hong Sang-soo, Apichatpong Weerasethakul, etc.) no Jeu de Paume e FID Marseille. Publicou em diversas revistas e periódicos na França e internacionalmente (Cahiers du cinéma, Trafic, Cinema Scope, Mubi Notebook, Mouvement, etc.) e ocasionalmente escreve roteiros e performances em colaboração com cineastas, notadamente Raya Martin no projeto UNdocumenta.

person
Chloe Roddick

Chloe Roddick é curadora e escritora há mais de dez anos. Atualmente radicada na Cidade do México, é programadora sênior do Festival Internacional de Cinema de Morelia, onde trabalha com as vertentes de cinema internacional e mexicano. Também é diretora da Seção de Documentário Mexicano desse mesmo festival. Entre 2018 e 2021 foi diretora de programação do Tulum International Film Festival (FICTU). É consultora de programação do Sheffield Doc/Fest e assiste documentários para a Ambulante e SXSW. Atualmente escreve sobre cinema para a Sight & Sound, além de trabalhar com curadoria e consultoria de programação em cinema mexicano para festivais e instituições como o Il Cinema Ritrovato, BFI, MoMA e Cinémathèque française, entre outros.

person
Bernardo Oliveira

Bernardo Oliveira é professor, pesquisador, crítico de música e cinema e produtor. Como crítico de música e ensaísta, colaborou com diversos jornais, blogs, revistas e festivais no Brasil e no exterior (Folha de São Paulo, Blog do IMS, FACT Magazine, O Globo, Revista Cinética, Contracampo, Filme Cultura, Revista Limite, Revista Multifoco, Suplemento Pernambuco entre outras). Participou de festivais e eventos de música e cinema como curador, produtor, jurado e colaborador convidado (Semana dos Realizadores, Bienal de Arte Digital, Shape Platform, Multiplicidade, Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra de Cinema Negro de Pelotas, Festivais: Novas Frequências, Kinobeat, Visões Periféricas, Antimateria, entre outros). Foi produtor e curador do extinto evento de música experimental Quintavant e faz parte do QTV Selo. Publicou em 2014 o livro “Tom Zé – Estudando o Samba” (Editora Cobogó) e em 2021 “Deixa queimar”, sobre a música, a trajetória e o pensamento de Negro Leo (Editora Numa).

AVEC-PR

person
Lígia Teixeira

Lígia Teixeira é uma cineasta experimental de Curitiba. É mestra em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná, mesma instituição na qual formou-se em Cinema e Vídeo. Seus trabalhos já foram apresentados em mostras e festivais no Brasil e no exterior. É idealizadora do Super Laboratório Solar – Laboratório de cinema experimental em película cinematográfica de Curitiba e do Pan-Cinema Experimental – Festival Internacional de Curitiba.

person
Bella Souza

Bella Souza nasceu em Curitiba-PR, é formada em Comunicação Institucional (UFPR) e é produtora Cultural desde 2009. Atua na Processo Multiartes e é gestora da Candaces Produção Cultural. Destacam-se os trabalhos em: “Griot – Festival do Cinema Negro Contemporaneo”, como Produtora Executiva. No longa documental “Upa, neguinho!” e no Núcleo de Roteiro Infantes Falantes (FSA) como diretora de produção e como roteirista executiva da sala de roteiro “Aquilomba”. Foi júri do pitching MetrôLab 2022.

person
Téia Werner

Téia Werner é produtora, diretora e curadora. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Artes -PPGARTES Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Especialista em Cinema com Ênfase em Produção – UNESPAR. Graduada em Tecnologia em Design de Moda – Faculdades Camões. Integrante do LabEducine – Laboratório de Cinema e Educação do Curso de Cinema da UNESPAR. Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR. Sócia da Produtora Werner Produções Ltda.

ABRACCINE

person
Paulo Camargo

Paulo Camargo é jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1990), mestre em Teoria e Estética do Audiovisual (Universidade de Miami, 2002), onde foi bolsista da Comissão Fulbright, e doutor em Comunicação e Linguagens – Cinema e Audiovisual, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2018). É professor dos cursos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Universitário UniBrasil. Foi editor de Cultura, crítico de cinema e repórter especial do jornal Gazeta do Povo (PR), diário no qual atuou entre 1996 e 2014. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Trabalhou nos jornais O Estado do Paraná e Folha de S. Paulo.

person
Pâmela Eurídice

Jornalista, mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM) – onde pesquisa sobre mulheres no cinema amazonense, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Coletivo Elviras de Mulheres na Crítica Cinematográfica. Criadora do podcast Visões Femininas, autora do livro “Olhar Feminino: o Norte na Direção” e escreve para o Cine Set.

person
Rodolfo Stancki

Rodolfo Stancki é jornalista e autor do livro “A Zona Crepuscular” (2021). Organizou os livros “O Melhor do Terror dos Anos 80” (2020) e O “Melhor do Terror dos Anos 90” (2021). Escreve sobre cinema para o portal de jornalismo cultural A Escotilha. É professor universitário dos cursos de Jornalismo e Cinema da PUCPR e doutor em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR.

Curitiba_Lab

Seminários

Equipe de Curadoria do Olhar de Cinema

com Antônio Gonçalves Jr., Eduardo Valente, Camila Macedo, Carla Italiano, Carol Almeida, Kariny Martins, Gabriel Borges, Marisa Merlo, Gustavo Pinheiro e Giulia Maria Roberta

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 12ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Onde termina a fase de escrita e onde começa a de direção? - O caso "Cabeça de Nêgo"

com Déo Cardoso

Da ideia ao roteiro: como identificar se uma ideia rende um filme (curta, longa, série). A relação da escrita: como identificar se o roteiro está funcionando ou não. Ajustes de roteiro às vésperas da filmagem. Será que rola? Locações e ensaios no processo de escrita. Os ritos do set de filmagem.

Entre os filmes e a teoria: a publicação de livros de cinema no Brasil

com Juliana Costa (mediação), Rodrigo Grota, Pedro Plaza Pinto, Beatriz Vasconcelos e Kariny Martins

A produção audiovisual aumentou muito nas últimas décadas, assim como as reflexões e estudos sobre cinema – em cursos e no meio acadêmico, por exemplo. Sejam voltados a teoria, aos acontecimentos do passado e do presente ou aos próprios processos criativos, pesquisadoras e pesquisadores encontram na escrita a sua própria forma de fazer cinema. A mesa apresenta o lançamento de novos livros de cinema, com a presença de autores e autoras, e discute a relevância desse tipo de publicação e produção teórica nos dias de hoje.

Conexão Brasil-Québec: cinema documental em foco

com Camila Macedo (mediação), Gustavo Pinheiro (mediação), Hubert Sabino-Brunette, Ariane Falardeau St-Amour, Paul Chotel, Iphigénie Marcoux-Fortier, Karine van Ameringen, Denys Desjardins e Serge Abiaad

Um diálogo a respeito do intercâmbio de experiências e da colaboração entre os festivais Olhar de Cinema e RIDM – que, juntos, apresentam a mostra Foco deste ano. Nesta conversa ao redor dos filmes quebequenses que compõem a programação, o público conhecerá mais do contexto de produção e do cinema realizado no Québec, com destaque para sua filmografia documental contemporânea.

O cinema brasileiro nas plataformas de streaming

com Simone Oliveira, Fábio Mostof e Krishna Mahon (mediação)

O impacto das plataformas de streaming no mercado de filmes nacionais e as perspectivas futuras para a indústria audiovisual do país.

Os novos desafios na distribuição do cinema brasileiro

com Jussara Locatelli, Paula Gomes, Daniel Queiroz e Rayanne Layssa

Com o baixíssimo market share que o cinema brasileiro tem ocupado nas salas de cinema é extremamente urgente ações frente a importantes mudanças no mercado de distribuição de filmes nacionais. A relação entre as novas tecnologias e as formas de distribuição, as políticas públicas de incentivo à distribuição de filmes, a importância do mercado internacional e a diversificação das plataformas de exibição.

Máquina de cicatrizes: o cinema de David Cronenberg

com Rodolfo Stancki, Debora Breder, Carla Italiano (mediação) e Gabriel Borges (mediação)

Horror, mutações, tecnologia, ego e identidade. Um diálogo em torno dos filmes e temas da mostra Olhar Retrospectivo deste ano, que apresenta um recorte da filmografia provocadora do cineasta canadense David Cronenberg.

Carrinho de compras
Rolar para cima