MINISTÉRIO DA CIDADANIA E COPEL apresentam

Filmes

Júri

Competitiva Internacional

Helena Ignez

Helena Ignez é figura de destaque da cultura brasileira. Dirigiu recentemente os premiados filmes: Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha. 63º Festival de Cinema de Locarno – Prêmio da Crítica Boccalino D’Ouro Melhor Filme. Canção Baal, 37º Festival de Cinema de Gramado – Prêmio Melhor Longa-metragem Brasileiro. 41º International Film Festival of Rotterdam como Tyger Jury Award. 17º International Film Festival of Kerala – homenagem com 6 filmes que atuou ou dirigiu.

Pablo Giordelli

Pablo Giordelli nasceu em Buenos Aires. Ele é diretor, roteirista e montador. Las Acacias é seu primeiro filme de ficção. Selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2011, o filme ganhou o prestigiado prêmio CAMERA S’OR por melhor primeiro filme e trinta outros prêmios. Também foi selecionado para importantes festivais como Toronto, Busan e New Films New Directors. Las Acacias foi lançado em vários países no mundo todo. Em 2012, Pablo realizou o curta Reencuentro. Agora, ele está preparando seu segundo longa, Monoblock.

Sérgio Borges

Sérgio Borges realiza filmes, vídeos e outros trabalhos audiovisuais desde 1966. Seus trabalhos autorias participaram e foram premiados em alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo. O céu Sobre os Ombros, seu primeiro longa-metragem, foi o grande vencedor do 43º Festival de Brasília (2010), do 29º Festival Internacional do Uruguai entre outros.

Competitiva Olhares Brasil

Bernard Payen

Bernard Payen foi editor-chefe do site Ojectif Cinema por seis anos (2000-2006), Coordenador da programação de curtas-metragens da Semana da Crítica desde 2006, programador da Cinemateca Francesa e colaborador mensal de um programa sobre cinema para uma rádio local de Paris.

Kathrin Kohlstedde

Kathrin Kohlstedde estudou Ciências Políticas e Filosofia. Depois de sua primeira visita a um festival de cinema, ela foi atraída pelo fascínio do mundo dos festivais, um espaço capaz de apresentar filmes ímpares que as pessoas nunca verão nos cinemas e criar um local e um fórum onde as pessoas podem trocar ideias e visões. Depois de uma excursão para trabalhar num programa noturno de TV para experimentar como criar diversão com impacto comercial, ela passou a ser a Chefe de Programação do Festival de Cinema de Hamburgo desde 1999.

Michael Wahrmann

Michel Wahrmann é diretor, roteirista, editor. Uruguaio-israelense, radicado em São Paulo desde 2004, trabalha com Arte e Fotografia desde 2000. Em 2007 graduou-se em Cinema pela FAAP, Avós, seu primeiro curta-metragem, estrou no 60º Festival Internacional de Cinema de Berlin e recebeu mais de 40 prêmios no Brasil e no exterior. Dentre outros trabalhos, dirigiu os curtas Oma (2011) e Avanti papolo, seu primeiro longa, vencedor da mostra CineMaxxi do Festival de Roma 2012, e outros.

Novo Olhar (Mostra Novos Olhares)

Alexandre Aguiar

Estudante de Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná/CINETV-PR, atua em diversas funções na prática do audiovisual. Atualmente está em processo de finalização seu primeiro longa-metragem Dorsal – A História do Dorsal Atlântica (dorsaldoc.com) onde assina como co-diretor, roteirista, técnico de som e câmera. Trabalhou também com ensino de linguagem audiovisual e história do cinema para crianças e adolescentes de baixa renda no interior do Paraná.

Ana Clara Piet

Aluna de cinema pela Faculdade de Artes do Paraná, possui interesse na teoria e prática cinematográfica, sobretudo nas áreas de roteiro e direção de arte.

Rodrigo de Lorenzi

Estudante de Jornalismo na PUC-PR, é apaixonado por cinema e séries de TV desde sempre. Autor do blog “Irritando Rodrigo”, escreve críticas e atualmente trabalha na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho no Paraná – (MPT-PR).

Prêmio RPCTV (Mirada Paranaense)

Carlyle Ávila

Formado em jornalismo pela PUBRJ, tem MBAs em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Espanha), em direção estratégica pela Universidade Positivo e em film and television business pela Fundação Getúlio Vargas. Foi gerente de produção e redação e atualmente é diretor de programação da RPCTV.

Danilo Pschera

Danilo Pschera é coordenador de produção da RPCTV. É formado em jornalismo. Na faculdade foi vencedor do VI Expocom/Intercom, na categoria vídeo-reportagem. Durante dez anos atuou como jornalista. Desde 2007 produz documentários. Em 2011 concluiu o Master in Fina Arts da Goldsmiths, University of London, com o curso Screen Documentary.

Marcos Souza

Formando em publicidade e propaganda, fez oficina de roteiro pelo Instituto de Estudos de Televisão do RJ e cursou roteiro na Academia Internacional de Cinema em São Paulo. Iniciou sua carreira profissional há cerca de 7 anos. Trabalhou em algumas produtoras de cinema e publicidade e atualmente é roteirista e assistente de direção do programa Casos e Causos, da RPCTV.

Marcus Werneck

Formado em jornalismo pela UniverCidade-RJ e uma MBA em film and television business pela Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenador do canal GNT, coordenador de eventos no programa Big Brother Brasil e atualmente é gerente de produção e diretor de cena na RPCTV, onde já dirigiu mais de 40 curtas metragens.

Prêmio da Crítica (Abraccine)

Curitiba_Lab

Seminários

Cinema e Educação

Existe espaço para o Cinema na educação de crianças e jovens? Como o Cinema pode ser utilizado como ferramenta pedagógica? Que tipo de método pedagógico se pode utilizar para ensinar os jovens estudantes a identificar e/ou fruir um filme enquanto obra de arte?

Curadoria e Programação

Existem critérios na seleção e curadoria de filmes para festivais de cinema? O que faz de certos filmes grandes sucessos em festivais autorais e qual o reflexo de sua escolha por um determinado festival em seu lançamento comercial?

Masterclass com Pablo Giordelli

Exibição do longa-metragem argentino “Las Acacias” (melhor filme do Júri popular no Olhar de Cinema 2012 e câmera de ouro na Semana da Crítica no Festival de Cannes) seguida de aula máster com o diretor do filme, Pablo Giorgelli.

Workshop de Cinematografia Digital Sony – Produzindo em HD, 4K e Além

Uma visão das linhas de produtos atuais para produção e cinematografia digital em HD, 2K, 4K e além. Noções gerais das tecnologias de captação Super 35mm em HD, 4K e além, bem como das tecnologias de gravação e produção, coo XAVC e RAW. Uma visão do workflow de produção cinematográfica com as tecnologias de gravação em memória.

Agentes de Vendas Internacionais

É possível ganhar (algum) dinheiro com venda de filmes? O papel do agente de vendas na inserção de filmes no mercado mundial de cinema independente; O que torna um filme atraente para um comprador internacional? Como preparar seu produto para o mercado?

Linguagem, Crítica e Realização

Quem escreve, quem lê, e onde se escreve crítica cinematográfica atualmente? Qual o papel da crítica de cinema no atual cenário de produção e difusão? Como o crítico de cinema pode influenciar na difusão de filmes independentes?

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.