MINISTÉRIO DA CIDADANIA E COPEL apresentam

Filmes

Júri

Competitivas

Agnés Wildenstein

Nasceu na França, morou em Paris e atualmente mora em Lisboa, Portugal. Trabalhou por 10 anos na Cinemateca Francesa e 12 anos no Festival de Locarno, como programadora. É membro permanente do júri do Jean Vigo Prize. Atualmente é programadora associada do DOCLISBOA.

Allan Ribeiro

Formado em Cinema pela UFF, dirigiu e roteirizou 11 curtas metragens, com destaque para Ensaio de cinema (2009), O brilho dos meus olhos (2006) e A dama do Peixoto (2011). Em 2012, dirigiu Esse amor que nos consome, seu primeiro longa, que teve estreia no Festival de Brasília e recebeu prêmios em 10 cidades brasileiras, com destaque para o Prêmio Especial do Júri da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Prêmio de Mostra Internacional no Olhar de Cinema – FIC 2013.

Diego Lerer

Crítico e editor da seção Clarin Film, entre 1992 e 2012. Bacharel em Ciências da Comunicação, Diego foi também professor de semiótica no Centro de Investigación Cinematográfica. Foi bolsista no Journalism Fellowship Program da Universidad de Michigan, é co-autor e editor do livro Nuevo cine argentino. É presidente da Fipresci-Argentina e foi vice-presidente dessa federação no âmbito internacional. Ele tem um blog chamado Micropsia e escreve para a Inrockuptibles y Otros Cines, entre outros.

Olhares Brasil

Cláudio Marques

Cláudio foi editor e crítico do jornal Coisa de Cinema durante oito anos (1995-2003). Responsável pela programação da Sala Walter da Silveira, idealizou e hoje coordena o Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. Cláudio é o idealizador do Panorama Internacional Coisa de Cinema. Realizou 6 curtas, ganhadores de 52 prêmios. Depois da chuva, seu primeiro longa, venceu três prêmios: no 46º Festival de Brasília e foi exibido no 43º Rotterdam Film Festival, 16º BAFICI e no 32º Festival do Uruguai.

Jacobine van der Vloed

Jacobine van der Vloed atua como consultora de mídia freelance, orientadora e instrutora. Trabalhoy por mais de dez anos para o festival de Rotterdam, bem como em diversas outras funções dentro da indústria. Em 2013 Jacobine criou uma empresa de consultoria de mídia, a JVTP Media Consulting. Atualmente, trabalha como agente de talentos para diretores e roteiristas na Agência Hanneman, sediada em Amsterdã, uma das principais agências na Holanda. Vive em Amsterdã, onde obteve um mestrado em História Cultural pela Universidade de Utrecht em 2002.

Roger Koza

Membro do FIPRESCI, Roger Koza trabalha para La Voz del Interior (Córdoba, Argentina) como crítico de cinema; também escreve sobre cinema para os veículos Ñ e Con Los Ojos Abiertos. Além disso, atua como programador para o festival de Hamburgo, na Alemanha, e FICUNAM, no México. Koza também é diretor artístico para os festivais FICIC e DocBuenos Aires. Participou como membro do júri em Roterdã, Locarno, Golden Apricot, BAFICI, entre outros.

Novos Olhares

Betrina Steinbrügge

Betrina Steinbrügge é diretora do Kunstverein em Hamburgo (Alemanha). Ela trabalhou para o Festival de Cinema Documental Kassel e entre 2001 e 2007 foi diretora do Halle für Kunst em Lüneburg. Leciona na Haute École d’Art et de Design, em Genebra desde 2009 e desde 2014 é professora de teoria da arte na Universidade de Belas Artes em Hamburgo. Em 2011, foi curadora na La Kunsthalie Mulhouse. Desde 2007 Steinbrügge realiza a co-curadoria do Forum Expanded no Festival Internacional de Berlim. De 2010-13 trabalhou como curadora-chefe no Belvedere em Viena.

Charlene Dinhut

Charlene Dinhut trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Ela também trabalha como curadora de filmes no Museu da Caça e da Natureza, um local muito peculiar em Paris para a arte contemporânea.

Ilana Feldman

Doutora em Cinema pela ECA/USP, com passagem pelo Departamento de Filosofia, Artes e Estética da Universidade Paris VIII. Atualmente, realiza pós-doutorado em Teoria Literária na UNICAMP, com a pesquisa Os Diários Cinematográficos de David Periov: do privado ao político, e é curadora do ciclo O Cinema e o Irrepresentável, no Centro da Cultura Judaica de SP. Seu livro, Jogos de Cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo, será publicado em 2014 pela editora Contraponto.

Prêmio da Crítica (Abraccine)

Curitiba_Lab

Seminários

PALESTRA / Fundo Setorial do Audiovisual

A Ancine – Agência Nacional de Cinema, em parceria com o Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba e Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), realiza o Seminário Fundo Setorial do Audiovisual em Curitiba-PR.

MASTERCLASS / O Ator Jean-Claude Bernardet

Masterclass com Jean-Claude Bernardet, com exibição do curta ‘A navalha do avô’, de Pedro Jorge, onde atuou como protagonista.

MESA / Cinema de Gênero no Brasil

A presente mesa visa analisar a atual produção nacional sob o prisma dos gêneros cinematográficos, traçando um paralelo com as investidas tupiniquins do passado e refletindo sobre possíveis caminhos futuros para Cinema de Gênero no Brasil.

MESA / Curadoria em Festivais

Sabe-se que a exposição que um filme recebe em determinados festivais de cinema são determinantes para sua posterior carreira mundo a fora. Temos ao menos uma dúzia de grandes festivais no mundo que hoje em dia servem como plataforma de lançamento de filmes de diretores consagrados, mas que ainda se preocupam em descobrir propostas cinematográficas novas e instigantes.

MESA / O Ator e seus Processos

Quais são os caminhos possíveis para que o ator encontre o personagem? Como se dá a interlocução entre ator e realizador na construção da dramaturgia do personagem? Quando o ator se torna autor? As técnicas de práxis do ator de cinema numa conversa sobre trajetórias pessoais.

Lançamento de Livro

Introdução ao Desenho de Som – Uma Sistematização Aplicada na Análise do Longa Metragem Ensaio Sobre a Cegueira (Autora: Débora Opolski).

Lançamento de Livro

Lei da Ancine comentada (medida provisória nº 2.228-1/01) (Autor: Marcelo Ikeda).

Lançamento de Livro

Leis de Incentivo para o Audiovisual – Como captar recursos para o projeto de uma obra de cinema e vídeo (Autor: Marcelo Ikeda).

Ciclo de Palestras Sebrae para o Audiovisual

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.