MINISTÉRIO DA CIDADANIA E COPEL apresentam

Filmes

Júri

Competitiva

Ariel Schweitzer

Historiador de cinema. Crítico de cinema na revista francesa “Les Cahiers du Cinema” e professor (Paris VIII / Universidade Tel-A-viv), o mais recente livro publicado de Ariel Schweitzer na França é “Le Nouveau Cinéma Israélien” (Yellow Now, 2013).

Eva Sangiorgi

Fundadora e diretora do FICUNAM, Festival de Cinema da Cidade do México desde 2011. Ela trabalhou como programadora em vários festivais de cinema, incluindo o Festival de Cinema Ibero-americano, em Bolonha, na Itália; FICCO, na Cidade do México, Cinema Global, Cinema Planeta, em Cuernavaca, Morelos, e no Festival Internacional de Cinema de Los Cabos.

Rodrigo Grota

Cineasta e sócio da produtora Kinopus. Dirigiu 12 filmes, conquistando mais de 50 prêmios entre festivais nacionais e internacionais, com destaque para a “Trilogia do Esquecimento”. Formado em Jornalismo, é Especialista em Filosofia e Mestre em Literatura – cursos realizados na Universidade Estadual de Londrina. Fundador da Kinoarte, instituto no qual trabalhou por 10 anos (2003-2013) desenvolvendo projetos e coordenando Oficinas e Festivais. No momento finaliza o seu 1º longa: “Leste oeste”.

Olhares Brasil

Francesco Giai Via

Programador de festival e crítico de cinema baseado em Turim, Itália. Desde 2006 ele tem colaborado com o Museu Nacional de Cinema. De 2006 até 2014 ele tem sido programador de documentários para o Torino Film Festival no comando da seleção internacional de documentários e para duas competições italianas, italiana.doc e italiana corti. Desde 2012 ele é Chefe de Programação para CinemAmbiente Film Festival. Atualmente, é membro do Comitê de Seleção da Torino Film Lab para o programa FrameWork.

Isabel Orellana Guarello

Graduada em Cinema e Televisão pela Universidade do Chile. Aperfeiçoou seus estudos junto a cineastas como Kassadovsky e em vários projetos de coprodução internacional. Desde 2012 é programadora do Festival Internacional de Cinema de Valdívia, onde seleciona títulos para a competição e convidados. Paralelamente, em 2014 produziu o documentário “Muerte Blanca” (Golden Dove Award, 57º DOK Leipzig), e fundou o Araucaria Cine, onde trabalha em projetos de documentário e de ficção.

Nicolas Azalbert

Depois de trabalhar durante 10 anos na Cinemateca de Toulouse, ele se tornou um crítico de cinema para a “Cahiers du Cinema”, em 2000. Trabalhou como correspondente durante 6 anos na Argentina, onde também dirigiu dois filmes: ‘Otherwise I’ll suffocate’ (2003) e ‘What if i was a fern’ (2005). Desde 2009 ele é membro do conselho editorial e desde 2013 é programador para o Biarritz Festival da América Latina. Ele acaba de terminar seu novo filme: ‘The ember the ashes’ (2015).

Novos Olhares

Amaranta Cesar

Amaranta Cesar é professora e pesquisadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É Doutora em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e possui Pós-doutorado pela New York University. Desde 2010, coordena e é curadora do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira. Atuou como curadora em diversas mostras e festivais, a exemplo do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e da Mostra 50 Anos de Cinema de África.

Inge de Leeuw

Inge de Leeuw estudou Estudos Culturais e Cinema & Televisão na Holanda. Ela começou a trabalhar no Festival Internacional de Rotterdam (IFFR) em 2006, paralelamente ao seu trabalho na produção de filmes. Inge de Leeuw está selecionando filmes dos territórios de língua inglesa para o IFFR e está no comitê de seleção do Tiger Awards Competition. Para o IFFR, ela realizou a curadoria de vários programas temáticos sobre a relação entre cinema e cultura popular.

Mads Mikkelsen

Mads Mikeelsen é programador no CPH:DOX – Festival Internacional de Documentário de Copenhagen – desde 2008. CPH:DOX é um dos maiores festivais de documentários do mundo, sendo internacionalmente reconhecido ao fazer a fronteira entre a encenação, arte, visual e performance, bem como outras formas de arte. Além de programação para o CPH:DOX ele é o programador associado do Instituto de Cinema Dinamarquês/Cinemateca e colaborador para várias revistas e publicações nacionais e internacionais sobre cinema.

Prêmio Hors Pistes

Charlene Dinhut

Charlene Dinhut trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Ela também trabalha como curadora de filmes no Museu da Caça e da Natureza, um local muito peculiar em Paris para a arte contemporânea.

Geraldine Gomez

Geraldine Gomez trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Com uma tese em história da arte contemporânea, Geraldine Gomez é apaixonada pela imagem e registra com prazer o quanto novas mídias contribuem para a sua modernidade. Em 2005, ela criou o evento Hors Pistes.

Prêmio da Crítica (Abraccine)

Curitiba_Lab

Carro Rei

Direção: Renata Pinheiro.
Roteiro: Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira e Léo Pyrata.
Produção: Aroma Filmes.

Descalça

Direção: Diego Florentino.
Roteiro: Sônia Procópio.
Produção: Filmes Trópico.

Entre a Sola e o Salto Tem o Vão

Direção e Roteiro: Fernanda Chicolet e Thaís Fujinada.
Produção: Sobretudo Produção.

Raia 4

Direção e Roteiro: Emiliano Cunha.
Produção: LockHeart Filmes.

Represa

Direção: Diego Hoeber.
Roteiro: Diego Hoeber e Ricardo Alves Jr.
Produção: Tardo Filmes.

Seria Kelly

Direção e Roteiro: Marcelo Caetano e René Guerra.
Produção: Bananeira Filmes.

Sick, sick, sick

Direção e Roteiro: Alice Furtado.
Produção: Oceano Produções, Estúdio Giz

Seminários

PAINEL / O Papel da Assessoria Internacional da Ancine

Informações sobre programas de apoio, acordos de coprodução e editais de coprodução internacional via FSA.

PAINEL / Encontro com a Ancine

Informações sobre novas linhas de atuação da Agência Nacional do Cinema.

FÓRUM

O Fórum Paranaense do Audiovisual tem o objetivo de reunir o maior número possível de profissionais envolvidos com a atividade audiovisual para discutir, organizar e encaminhar as demandas do setor ao poder público municipal, estadual e federal, além de pensar alternativas de organização dos profissionais que atuam em nossa área.

MASTERCLASS

Kidlat Tahimik.

MASTERCLASS

Nathan Silver

MASTERCLASS

Stéphane Goudet

MASTERCLASS

Lisandro Alonso

DEBATE / O Cinema e a Marcha da Modernidade

Fábio Allon e Joel Ramalho.
Mediação: William Biagioli.

DEBATE / Crítica cinematográfica digital

Ariel Schweitzer, Luiz Carlos Oliveira Jr. e Rodolfo Stancki.
Mediador: Felipe Furtado.

DEBATE / O Papel dos Filmes Clássicos na Formação do Olhar

Pablo Villaça, Paulo Camargo e Pedro Plaza.
Mediador: William Biagioli

DEBATE / Preservação e Difusão: o Papel das Cinematecas na Era do Digital

Bernard Payen e Fernando Severo
Mediador: Betch Cleinman

DEBATE / Documentário Ficcionalizante, Ficção Documentarizante

Larissa Figueiredo e Rafael Urban
Mediador: Amaranta Cesar

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.