MINISTÉRIO DA CIDADANIA E COPEL apresentam

Filmes

Júri

Competitiva

Anette Dujisin

Com uma trajetória em história Contemporânea, Anette começou a trabalhar como assistente de direção para o cineasta independente italiano Corso Salani, uma colaboração que durou quase 10 anos. Em seguida, ela atuou em festivais de cinema. Ela é programadora da Semana da Crítica de Veneza e coordenadora de eventos para o fórum de co-produção When East Meest west no Trieste Film Festival e programadora na Festa do Cinema Italiano em países Lusófonos.

Cecilia Barrionuevo

Desde 2010 até o presente, ela tem atuado como programadora do Festival Internacional de Cinema Mar del Plata. Ela tem colaborado como programadora convidada para outros festivais de cinema e museus. É coeditora da publicação Las Naves Cine. Tem colaborado como escritora em diversas publicações culturais, participou em discussões em mesas redondas e como jurista em festivais de cinema internacionais. Tem um mestrado em Direção Criativa de Documentário. Em 2013, foi bolsista na Flaherty Film Seminar NY.

Paul Dallas

Paul Dallas é escritor, produtor e jornalista. Seus escritos foram publicados no Artforum, BOMB, Cinema Scope, extra Extra, Film Comment, Filmmaker Magazine, Indiewire e Interview Magazine. Foi curador de cinema para a Universidade de Columbia, Museu Guggenheim e Union Docs. Recentemente, trabalhou no novo drama de Michael Almeteyda ‘Marjore prime’. Atualmente está desenvolvendo vários projetos de longa-metragem com o diretor Fréderic Tcheng. paul é graduado pela Cooper Union em New York.

Olhares Brasil

Andrea Stavenhagen

Depois de trabalhar na direção do curta-metragem do IMCINE e na subdiretoria do Centro de Capacitação Cinematográfica, dirigiu o Encuentro Iberamericano de Coproduccióna e outras atividades do Industria des Festival de Guadalajara. Ela codirigiu o Taller Morelia Lab, uma iniciativa essencial para a formação de produtores. Ela atualmente é Delegada da América Latina para o Festival de San Sebastian, coordenadora de iniciativas profissionais de Morelia e colaboradora de Sarajevo.

Daniel Queiroz

Nascido em Belo Horizonte, foi programador do Cine Humberto Mauro, Diretor de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e coordenador de programação do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Desde 2012 é programador do Cine 104 e, desde 2013, curador do festival da Semana dos Realizadores.

John Campos Gómez

Cinéfilo peruano. Como programador independente, realiza ciclos especializados em centros culturais e universidades do Peru, bem como em festivais internacionais, tais como BAFICI (Argentina), Radical (Bolívia), FICVAldívia (Chile). Ele também escreve sobre cinema no site argentino OtrosCines.com, edita o blog OtrosCines/Peru e é colunista da revista Cinéfilo (Córdoba, Argentina).
Atua Também como programador do FICValdívia (Chile) e diretor do Transcinema, Festival Internacional de Cinema do Perú.

Novos Olhares

Boris Nelepo

Boris Nelepo atua como crítico de cinema e programador em festivais. Foi curador em diversos festivais de cinema e para as retrospectivas de Želimir Žilnik. Peter von Bagh, Marlen Khutsiev, Bela Tarr, Pierre Léon, Philippe Garrel e Seijun Suzuki (Moscou). Boris tem escrito para diversas publicações russas e internacionais, tais como Trafic (França), MUBI (EUA), Cinema Scope (Canadá), Libération (França), Lumière (Espanha), Moving Image Source (EUA). Ele atua também como consultor de cinema russo para o Festival de Locarno.

Dennis Lim

Dennis Lim é o diretor de programação da Film Society of Lincoln Center. Ele escreveu diversas publicações, incluindo o The New York Times. Artforum, Cinema Scope e The Village Voice. Ele é também o autor da biografia crítica David Lynch: The Man From Another Place (2015). Lecionou em Harvard, na Universidade de Nova York, e na New School.

Eduardo Valente

Acessor Internacional na ANCINE entre 2011 e 2016, é formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Cineasta, crítico e curador em festivais de cinema. Dirigiu três curtas e um longa, todos exibidos em diferentes mostras do Festival de Cannes: foi editor das revistas virtuais Contracampo e Cinética e fundador da Semana dos Realizadores.

Prêmio da Crítica (Abraccine)

Charlene Dinhut

Charlene Dinhut trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Ela também trabalha como curadora de filmes no Museu da Caça e da Natureza, um local muito peculiar em Paris para a arte contemporânea.

Geraldine Gomez

Geraldine Gomez trabalha no Centro Pompidou de Paris, como curadora de cinema. Com uma tese em história da arte contemporânea, Geraldine Gomez é apaixonada pela imagem e registra com prazer o quanto novas mídias contribuem para a sua modernidade. Em 2005, ela criou o evento Hors Pistes.

Curitiba_Lab

Encontro no Fim dos Dias

Direção e Roteiro: Daiane Marcon e Daniel de Bem.
Produção: Tokyo Filmes e Avante Filmes.

Galatéa

Direção e Roteiro: Dov Zylberman
Produção: João Carvalho

Goblin

Direção e Roteiro: Thiago Brito e Isabella Raposa.
Produção: Lúdica Produções Audiovisuais.

Mar Aberto

Direção e Roteiro: Amaranta César.
Produção: Descontínuo Filmes

Natan

Direção e Roteiro: Luciana Vieira e Victor Costa Lopes.
Produção: Tardo Filmes.

Predião

Direção e Roteiro: Felipe Santo.
Produção: Punta Colorada de Cinema.

Seminários

Curadoria e Programação

O papel do programador de filmes em festivais e mostras: a legitimação de tendências estéticas e busca por novas linguagens. As diferentes metodologias de trabalho e a relação com o mercado cinematográfico.

Mulheres no Cinema

A participação de mulheres no cinema: como conquistar espaço em um meio majoritariamente de participação masculina, para protagonizar a construção de novos discursos cinematográficos? As implicações do baixo número de mulheres realizando, programando, exibindo e produzindo material crítico sobre filmes.

Cultura na Era do Golpe

Em meio ao golpe parlamentar da residente Dilma Rousseff em curso, o presidente interino Michel Temer, em seu primeiro dia de governo, extinguiu o Ministério da Cultura, criado em 1985. Quais os avanços do setor cultural na sociedade brasileira desde a criação do Ministério? Quais as consequências sociais, culturais e econômicas de sua extinção?

Conversas sobre Person

Debate sobre a obra do cineasta Luiz Sérgio Person: sua relação com temas recorrentes, questões de autoria, relação com o cinema novo, a divergência entre o cinema novo (carioca) e o cinema paulista e outras histórias.

Masterclass Matías Piñeiro

Discussão sobre a obra do jovem cineasta argentino Matías Piñero: quais suas influências estéticas e temáticas, quais seus processos de criação. Além de trechos de seus filmes já finalizados, o realizador exibirá trechos do seu mais recente trabalho, ainda em fase de finalização, o longa-metragem ‘Hermia & Helena’.

Crítica e Curadoria

A relação entre crítica e curadoria na construção do pensamento cinematográfico. Quais as convergências e divergências entre curadores e programadores a respeito do cinema contemporâneo? Em meio a conflito de interesses, como evitar que uma das partes fique subjugada a outra?

Jovens Atores – Atores não profissionais / Não atores

Os desafios e prazeres da criação a partir do trabalho com elenco jovem e/ou não profissional. Estudo de caso do filme ‘A Cidade do Futuro’ (de Cláudio Marques e Marília Hughes) e da série ‘Nóis por Nóis’ (de Aly Muritiba e Jandir Santin), ambos na presença dos elencos formados por jovens atores e atores não profissionais.

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.