MINISTÉRIO DA CIDADANIA E COPEL apresentam

Filmes

Júri

Competitiva

Guto Parente

Guto Parente, 33, cineasta, realizou 7 curtas e 6 longas – “Estrada para Ythaca” (2010), “Os Monstros” (2011), “No Lugar Errado” (2011), “Doce Amianto” (2013), “A Misteriosa Morte de Pérola” (2014), e “O Estranho Caso de Ezequiel” (2016). Teve filmes exibidos em festivais como Locarno, Roterdã, Viennale, AFI, FIDMarseille, entre outros. Atualmente está finalizando seus 7º e 8º longas – “O Clube dos Canibais” e “Inferninho”. É sócio da produtora cearense Tardo Filmes.

Maria José Santacreu

Maria José Santacreu (Montevideo, 1967). É diretora da Cinemateca Uruguaia e do Festival Internacional de Cinema do Uruguai. É editora de Arte e Cultura do Seminário Brecha. Escreve sobre cinema, quadrinhos e literatura.

Philippe Gajan

Philippe Gajan é diretor de programação para o Festival du Nouveau Cinéma, em Montreal. Ele faz parte do festival desde 1999. Além disso, é também crítico de cinema e diretor da revista 24 Images.

Outros Olhares

Bárbara Rangel

Formada em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado em Preservação e Apresentação da Imagem em Movimento pela Universidade de Amsterdam e, como parte deste programa, trabalhou nos arquivos da Cinemateca Portuguesa e da Cinemateca Francesa. Atualmente faz parte da equipe de programação de cinema do Instituto Moreira Salles e é responsável pela edição dos DVDs publicados pela instituição.

Luís Fernando Moura

Curador, programador e pesquisador de cinema. Coordenador de programação da Janela Internacional de Cinema do Recife. Jornalista, com textos publicados em jornais como o Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio do Estado de São Paulo e em revistas como Continente, Tercer Film e La Fuga. Mestre e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisa em que aproxima teorias do cinema, filosofia e estudos sobre animalidade.

Monica Delgado

Diretora da Desistfilm. Uma crítica de cinema peruana com conhecimento acadêmico em Comunicação Social e Estudos Culturais. Ela publicou diferentes artigos e ensaios sobre cinema em várias revistas impressas e online.

Novos Olhares / Melhor Filme Brasileiro

Lili Hinstin

Lili Hinstin nasceu em 1977. É uma das fundadoras da produtora Les Films du Saut du Tigre em 2001. De 2005 a 2009, ela foi a responsável pelo complexo de cinema da Academia Francesa em Rome Vila Médicis. Programadora para diferentes mostras, ela foi diretora artística adjunta para o Festival Internacional Cinéma du Réel no Centre Pompidou de 2010 à 2013. lili é a diretora artística do Festival Internacional Entrevues Belfort desde 2013.

Marcelo Alderete

Programador para o Festival Internacional de Cinema Mar del Plata (Argentina) e para o ANTOFADOCS (Chile). Colaborador da revista Haciendo Cine.

Ulrich Ziemons

Ulrich Ziemons é curador de filmes, residido em Berlin. Ele é um dos curadores do programa Berlinale Forum Expanded, assim como um membro da comissão de seleção de curtas-metragens do Dokfest Kassel. Ele fez a curadoria de filmes para programações e exibições para a Bienal Kochi Muziris, MMCA Seoul, Arsenal – Instituto do Filme e Vídeo de Arte de Berlim, entre outros. Em 2014 seu livro Aufzeichungen eines Storm Squatters foi publicado, a primeira monografia alemã sobre o cineasta experimental americano George Kuchar.

Prêmio da Crítica (ABRACCINE)

Adriano Garret

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é idealizador e editor do Cine Festivais, primeiro site jornalístico brasileiro especializado na cobertura das mostras e festivais de cinema. Dedica-se ao pensamento da seleção e programação de filmes. Realizou entrevistas com curadores de alguns dos principais festivais brasileiros. Como repórter e crítico de cinema, também colaborou com o site Opera Mundi.

Pedro Plaza

Pesquisador e professor, é doutor pela USP com tese sobre a moderna crítica de cinema no Brasil. Atuou no Arquivo de Paulo Emílio Salles Gomes/Cinemateca Brasileira. É professor do departamento de História e do programa de pós-graduação em História na Universidade Federal do Paraná. Publicou artigos, com destaque para Arte e política no Brasil: modernidades (Perspectiva, 2014), Olhares: audiovisualidades contemporâneas brasileiras (Felcicam, 2016). Colaborou também nas revistas Sinopse (USP), Antíteses (Londrina), Iluminuras (Porto Alegre), Cadernos do Tempo Presente (Aracaju), Contra-campo (UFF) e Significação-Revista de Cultura Audiovisual.

Orlando Margarido

Repórter da área cultural, crítico de cinema e artes plásticas. Trabalhou nas revistas Veja São Paulo e Carta Capital, além dos jornais Diário do Grande ABC e Gazeta Mercantil. Integra o comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Escreveu Ser Ator – Antônio Petrin (Imprensa Oficial). Colaborou nos livros Manoel de Oliveira (CosacNaify/Mostra SP, 2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (Letramento/Abraccine). É um dos organizadores de Bernardet 80 – Impacto e Influência no Cinema Brasileiro (Paco/Abraccine). É vice-presidente da Abraccine.

Neusa Barbosa

Jornalista, escritora e pesquisadora, é pós-graduada em História da Arte. Trabalhou nos jornais Follha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e na revista Veja S. Paulo. Criou e edita o site Cineweb desde 2000. Colaboradora da agência Thomson Reuters. Realiza cursos e curadorias de mostras de cinema. Integra a comissão de seleção do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade desde 2006. Sócia-fundadora da Abraccine e do coletivo Elviras de Mulheres Críticas de Cinema.

Yale Gontijo

É jornalista cultural, roteirista e crítica de cinema. Trabalhou na equipe de Cultura do jornal Correio Braziliense por sete anos. É sócia da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e sócia-fundadora do coletivo Elviras de Mulheres da Crítica de Cinema.

Prêmio AVEC-PR

Bruna Machado

Formada em Audiovisual pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado (em andamento) em Literaturas, no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, atualmente ministra as disciplinas de Teorias do Cinema I e Narrativa Audiovisual no curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR, como professora e colaboradora.

Carlos Eduardo Lourenço Jorge

Mineiro de Belo Horizonte. Cinema pela FAAP (71 a 74). Criador da Divisão de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual de Londrina. Curador da sala de cinema da UEL. Crítico da Folha de Londrina, Jornal de Londrina e Folha de Londrina. Colaborador em publicações especializadas ou não. Cobertura de festivais nacionais e internacionais. Desde 1997 em Cannes. Desde 1995 em Veneza. Coordenador de debates. Fest de Gramado desde 1980.

Daniel Pereira

Daniel Pereira é o diretor de cena, diretor de fotografia e roteirista. Trabalha desenvolvendo projetos para cinema, tv e publicidade há 11 anos.

Curitiba_Lab

1989

Juliana Sanson e Fabulário Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

Amém

Mariana Tesch Morgon e Lusco Fusco Filmes Ltsa – EPP
Módulo: Longa-metragem Ficção

Barões Detrás do Morro

Marcela Bordin, Germano de Oliveira, Avante Filmes, Besouro Filmes, Casa de Cinema
Módulo: Longa-metragem Ficção

Fotograma

Fernanda Pessoa e Moro Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

Inimigo

Bruno Carboni, Marcela Bordin e Tokyo Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

O Homem Cordial

Iberê Carvalho, Pablo Stoll e Pavirada Filmes
Módulo: Longa-metragem Ficção

O Vulto do Pássaro

Douglas Soares, Humberto Carrão e Glaz Entretenimento
Módulo: Longa-metragem Ficção

Sereis uma só Carne

Andréa Kalaboa, Tiago Lipka e GP7
Módulo: Longa-metragem Ficcção

Capítulo XIX

Luiz Ernani Lepchak
Módulo: Documentário

Corpo Fissura

Laís Melo Dlugosz
Módulo: Documentário

Entre Paraísos Ficcionais e Terras Prometidas

Shai Oliva Alon
Módulo: Documentário

Fôlego

Bruna Steudel
Módulo: Documentário

No Meu Coração Reina a Congada

Leandro Cordeiro
Módulo: Documentário

No Topo do Mundo

Diego de Mello Rego Lopes
Módulo: Documentário

Puerpeba

Camila Macedo Ferreira Mikos
Módulo: Documentário

Xondaria

Eduardo Martins Zimermann Camargo
Módulo: Documentário

Contracapa

Rafael Waltrick
Módulo: Série

Corpo de Delito

Fernanda Morini
Módulo: Série

Deus, o Diabo e a Vida

Julia Vidal
Módulo: Série

Histórias do Busão

Alessandra Pajolla
Módulo: Série

Resgate

Fernando Coelho
Módulo: Série

Sedentário

William de Oliveira
Módulo: Série

Seminários

Equipe de Programação

O time de curadores e programadores do Olhar de Cinema fazem um balanço dos filmes do festival, contextualizando-os.

Mesa de Intervenção

Realizadores de diferentes gerações discorrem acerca do Cinema de Invenção, filmes irreverentes e provocativos produzidos em fins dos anos sessenta e início dos anos setenta, e suas reverberações nas produções contemporâneas.

Roteiros de Séries de TV

Importantes roteiristas nacionais, autores de obras como Carcereiros e Supermax, falam de suas obras e do mercado de TV para roteiristas.

O Legado de Murnau

A influência do mestre alemão na história do cinema mundial.

Masterclass Ignacio Agüero + Exibição O que me motiva

Discussão sobre a obra do documentarista chileno Ignacio Agüero: suas influências estéticas e temáticas, seu processo criativo.

Mesa Crítica Vlogger

Conversa acerca das novas ferramentas para análise, reflexão e debate sobre filmes.

Masterclass Anocha Suwichakornpong

Discussão sobre a obra da realizadora tailandesa Anocha Suwichakornpong: suas influências estéticas e temáticas, seu processo criativo. Contará com a mediação de Aaron Cutler.

Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

Discussão acerca da inserção da mulher na crítica cinematográfica e sobre o olhar feminino para filmes dirigidos por mulheres e homens.

Lançamento de Livro Bernardet 80 - Impato e Influência no Cinema Brasileiro

Obra organizada por Ivonete Pinto e Orlando Margarido, trata da atuação crítica do longevo, profícuo e atuante pensador cinematográfico Jean-Claud Bernardet, demonstrando as ramificações e influências de seu pensamento na produção cinematográfica nacional através de artigos escritos por realizadores, acadêmicos e pesquisadores.

Newsletter

Cadastre-se e mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Olhar de Cinema.