Sinopse

A ruptura constitucional e, com ela, os golpes institucionais são fantasmas que dormem ao lado, e com frequência surgem a partir de uma sobreposição normalizada de rostos coloniais que parecem ser diferentes, mas no fundo são bem parecidos. É com essa sobreposição e um exercício de montagem que vai e volta na História em movimentos circulares, que esse filme faz um gesto que poucos ousam fazer: revelar que os inimigos da população brasileira não podem ser separados entre os “educados” e os “brutos”. Eles são um só. *(C.A)

Ao adquirir este curta do Programa 04 você tem acesso aos curtas: EU ESPERO O DIA DA NOSSA INDEPENDÊNCIA, A CULPA NÃO É NOSSA, HÁ UM FANTASMA DE MIM, O QUE NÃO SE VÊ, CARTA DO SEU PAÍS DISTANTE

Trailer

Vídeos

Direção

Humberto Schumacher

Graduado em Cinema e Audiovisual e graduando em Música Popular, ambos pela Universidade Federal de Pelotas, Humberto Schumacher trabalha há alguns anos na produção de curtas-metragens. Já dirigiu os curtas "Raposa", "Do Tempo", "Raiz Sob a Flor" e "A Sede do Peixe" (dirigido com Eloisa Soares, vencedor do edital docfutura). É músico e também trabalha com captação e edição de som em médias e longas-metragens. No inédito "A Culpa Não é Nossa" busca explorar a potência dos sons de arquivo.

Créditos

Produção

Humberto Schumacher

Montagem

Humberto Schumacher

Som

Humberto Schumacher