Sinopse

Retrato íntimo de Mothiba Grace Bapela, revelando sua trajetória extraordinária como trabalhadora doméstica, atriz e mãe na África do Sul. Realizado ao longo de 10 anos pela também atriz Lindiwe Matshikiza, o documentário faz um mergulho intenso no labor diário e nas memórias da protagonista, com uma densa experimentação visual que transita da encenação teatral à animação. Ao extrapolar os papéis sociais a ela atribuídos, Bapela escreve as linhas da própria vida, marcada por desafios e triunfos e atravessada pela história de um país. (C. I.)

Trailer

Vídeos

Direção

Lindiwe Matshikiza

Lindiwe Matshikiza é uma artista multifacetada com formação em teatro. Seu último filme como atriz foi o irreverente "Film Festival Film" (dirigido por Mpumelelo Mcata e Perivi Katjavivi). Ela realizou uma polêmica intervenção performática durante a estreia do filme na Berlinale em 2019. "Grace Tomada Única" é seu primeiro filme como diretora, sendo realizado em colaboração com Mothiba Bapela ao longo de dez anos, e pelo qual ganhou o Prêmio de Contribuição Artística Excepcional no IDFA 2021.

Créditos

Produção

Lindiwe Matshikiza

Roteiro

Lindiwe Matshikiza, Masello Motana, Mothiba Grace Bapela

Elenco

Mothiba Grace Bapela

Direção de Fotografia

Mandlakazi Zilwa, Mothiba Grace Bapela, Breeze Yoko, Lindiwe Matshikiza, Sifiso Khanyile, Zen Marie, Katlego Bapela, Karabo Sathekge, Nokubonga “Mothiba” Bapela

Montagem

Khalid Shamis

Som

João Renato Orecchia Zúñiga, Crystal Wilton

Compositor

João Renato Orecchia Zúñiga

Direção de Arte

Noluthando Lobese

Festivais

International Documentary Film Festival Amsterdam (IDFA)