Seminário

Adaptação Literária para Meios Audiovisuais

10/10/21 - domingo | 16:00

A partir de um texto original de Joël Pommerat, o roteirista e diretor Murilo Hauser apresenta uma versão de Os Negociantes totalmente reimaginada para uma realidade de isolamento e desamparo. Após a exibição, Sônia Procópio mediará uma conversa com o cineasta a partir do processo criativo da obra, pensando as interseções possíveis entre as linguagens teatrais e audiovisuais, abrangendo as especificidades do processo de adaptação, no qual excelentes personagens, cenas e ideias do material original devem ser abandonados para que o filme possa ganhar vida própria.

Mediação

Sônia Procópio

Sônia Procópio Cardoso é graduada em Cinema pela Unespar, pós-graduada em Literatura Brasileira e História Nacional na UTFPR. Roteirizou e dirigiu o curta “O Alfaiate” com World Première no 20° Wow Film Festival/Austrália. Participou do Workshop Ficção Viva II com Kléber Mendonça e Carlos Reygadas e do Núcleo de Dramaturgia do Sesi em 2014 e 2019. O projeto Descalça, desenvolvido no Núcleo de Dramaturgia, foi selecionado para o 7° Brasil CineMundi International Coproduction Meeting.

Palestrante

Murilo Hauser

Murilo Hauser tem ampla experiência em adaptações literária tendo trabalhado em projetos tanto para o teatro “Avenida Dropsie”, baseada na obra de Will Eisner, “Não Sobre o Amor”, a partir do livro de Viktor
Shklovsky, “A Educação Sentimental do Vampiro”, baseado na obra de Dalton Trevisan, “Hell” do livro homônimo de Lolitta Pille, entre outros. Quanto para o cinema de curta metragem/animação “Montanhas Não São Elefantes”, a partir do conto de Ernest Hemingway.