Seminário

Equipe de Programação do 10º Olhar de Cinema

06/10/21 - quarta-feira | 16:00

Uma conversa aberta ao público com os curadores e as curadoras da décima edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Mediação

Antonio Gonçalves Jr

Fundador, Diretor Geral e Diretor Artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Palestrante

Carla Italiano

Carla Italiano é pesquisadora em cinema e programadora de mostras e festivais. Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e uma das coordenadoras do grupo de pesquisa “Poéticas femininas, Políticas femininas”. Integra a equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2017 – 2021) e é uma das organizadoras do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte.

Carol Almeida

Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Olhar de Cinema desde 2017, e já participou da curadoria do Recifest, da Mostra Sesc de Cinema e, mais recentemente, da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino. Dá oficinas sobre crítica de cinema, curadoria, cinema brasileiro contemporâneo e representação de mulheres no cinema. Integrou júris de festivais como Tiradentes e Mostra de São Paulo.

Camila Macedo

Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutoranda em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Junto a Débora Zanatta, é programadora do Cineclube Solax e coordenadora do Núcleo de Audiovisual Sesi-PR. Participa da equipe de curadoria do Olhar de Cinema desde 2018.

Eduardo Valente

Eduardo Valente é formado em cinema pela UFF (Niteroi), com mestrado pela USP. Foi crítico de cinema e editor das revistas de crítica Contracampo (1998-2005) e Cinética (2006-2011). Como cineasta, realizou três curtas: “Um Sol Alaranjado” (2001), “Castanho” (2002), “O Monstro” (2005) e um longa metragem: “No Meu Lugar” (2009), todos também exibidos no Festival de Cannes, entre outros festivais pelo mundo. Dirigiu o setor internacional da Ancine (Agência Nacional de Cinema) entre 2011 e 2016.

Leonardo Bomfim

Leonardo Bomfim é programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, desde 2015. Foi programador da sala de cinema P. F. Gastal, na mesma cidade, entre 2013 e 2017. Realizou trabalhos de programação para os festivais de Gramado (2019-2021) e de Brasília (2018). Desde 2012 é um dos editores do Zinematógrafo.

Marisa Merlo

Marisa Merlo (1986) é graduada em cinema pela Unespar (Faculdade de Artes do Paraná/Curitiba). É principalmente produtora, produtora executiva e curadora. Foi, de 2008 a 2016, sócia da produtora Grafo Audiovisual (Curitiba/PR), atualmente vive em Belo Horizonte/MG, onde fundou em 2017 sua atual empresa, Anacoluto. É cofundadora do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Como curadora também tem passagem pelo Festival de Brasília, FestCurtas BH, CachoeiraDoc, dentre outros.

Ewerton Belico

Ewerton Belico é curador, educador, roteirista e diretor. Integra a Associação Filmes de Quintal, responsável pelo forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte – do qual é um dos programadores. Participou de inúmeros projetos de formação audiovisual popular, como o ponto de cultura audiovisual Quintal de Cultura – Aglomerado da Serra, no qual foi educador e coordenador. Foi co-diretor do documentário “Vira a Volta Que Faz o Nó”, em co-direção com Ricardo Aleixo, Marco Scarassati e Luiz Pretti.

Kariny Martins

Curadora, pesquisadora, roteirista e sócia na Cartografia Filmes. Atualmente é autora-roteirista na Globo, coordena a curadoria do Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo, coordena a programação do FIANb – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil e integra a equipe de curadoria do Olhar de Cinema. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela UNESPAR com pesquisa sobre Ficção especulativa no Cinema Negro brasileiro e Doutoranda em Comunicação da UFF.