Seminário

Filmes Não Cabem Só Na Tela: Pré-Lançamento da Coleção “Escrever o Cinema”

09/10/21 - sábado | 16:00

A Coleção Escrever o Cinema expande para a página dos livros o ato de se fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Nos volumes da coleção, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas sempre retornando para os filmes em si. Conversa com os autores dos livros: A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; Eugène Green e a Hipótese do Cinema Descortinado, escrito por Pedro Faissol; Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer, escrito por Alexandre Rafael Garcia.

Mediação

Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre é crítico, jornalista, professor, pesquisador e curador. Doutor em cinema pela UAM. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Mantém um canal no Youtube e um blog de cinema (sergioalpendre.com). Escreve ou escreveu para diversos veículos: Folha de S.Paulo, UOL, Bravo, Movie, Contracampo, Taturana, Rocinante, Foco, Revista do Sesc, entre outros. Fundou e editou a Revista Paisà (2005-2008). Fundou e editou a Revista Interlúdio (2011-2018).

Palestrante

Alexandre Rafael Garcia

Alexandre Rafael Garcia nasceu em 1985 em Curitiba. É pesquisador, realizador e professor de cinema. Doutorando em História na UFPR, mestre em Multimeios no Instituto de Artes da Unicamp e bacharel em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Fundou e foi sócio da produtora O Quadro de 2010 a 2015. Criador da Coleção Escrever o Cinema e da série Dicionário de Cinema. Hoje trabalha na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues Pereira é assessora de comunicação e pesquisadora. Nasceu no Rio de Janeiro e, depois de morar em três regiões diferentes do País, criou raiz em Curitiba. É mestre em História pela UFPR; e bacharel em Jornalismo pela PUC-PR e em Cinema e Audiovisual pela Faculdade de Artes do Paraná.

Pedro Faissol

Pedro Faissol é pesquisador e professor de cinema. Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Bacharel em Comunicação Social (habilitação Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sócio da produtora Raio Verde de 2013 a 2017, atuando na produção e na direção de curtas-metragens. Hoje trabalha como docente no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).