Seminário

Su Friedrich e Outras Imagens para o Invisível

04/06/22 - sábado | 10:30

Um diálogo em torno dos filmes e temas da mostra Olhar Retrospectivo deste ano, que coloca em conversa filmes da cineasta estadunidense Su Friedrich com filmes de outras e outres cineastas e videastas.

Palestrante

Camila Macedo

Camila Macedo atua nas áreas de pesquisa, curadoria e realização em cinema, com principal enfoque nas interfaces entre arte, educação e os estudos de gênero e sexualidade. É doutoranda em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela UNESPAR. Junto a Débora Zanatta, é programadora do Cineclube Solax e coordenadora do Núcleo de Audiovisual SESI-PR. Participa da equipe de curadoria do Olhar de Cinema desde 2018.

Carol Almeida

Pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba desde 2017, e já participou da curadoria do Recifest, da Mostra Sesc de Cinema e, mais recentemente, da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino.

Kênia Freitas

Kênia Freitas é curadora e programadora do Cinema do Dragão. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Fez estágios de pós-doutorado em Comunicação na UCB e na Unesp-Bauru. Desde 2015, realizou a curadoria de diversas mostras e festivais de cinema, como “Cines Afro-Femininos: Reimaginando Mundos” (6ª Muestra Afro/Cinemateca de Bogotá/Colômbia), “Mostra Afrofuturismo” (Centro Cultural São Paulo), Mostra Especial “Nós Somos a Guerra” (20ª Goiânia Mostra Curtas). Integrou as equipes curatoriais do IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Realizou diversas palestras, oficinas e minicursos sobre Afrofuturismo e Crítica de Cinema. Escreve para o site de cinema Multiplot! desde 2012. Integra o FICINE – Forúm Itinerante de Cinema Negro.

Ramayana Lira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL. Pós-doutorado na University of Leeds. Bolsista Fulbright Scholar-in-Residence. Vice-presidente da SOCINE. Ex-representante do Audiovisual no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Ex-presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Curadora e jurada em festivais e mostras de cinema e artes no Brasil.

Alessandra Brandão

Alessandra Soares Brandão é professora e coordenadora do Curso de Cinema da UFSC, onde também coordena o projeto de extensão “Conversas com Mulheres de Cinema”, voltado para crítica e curadoria de cinema em perspectiva feminista, e o grupo de pesquisa “Queerrâncias”. Foi editora da Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Rebeca).