Seminário

A PROGRAMAÇÃO DO 14° OLHAR DE CINEMA

  • 12/06/25 - quinta-feira | 11:00 - 12:15
Assistir
Detalhes

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da décima quarta edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Mediação

>Antonio Gonçalves Junior

Co-founder, Executive Director, and Artistic Director of Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival.

Palestrantes

Camila Macedo

Camila Macedo participa da equipe de seleção e programação do Olhar de Cinema desde 2018. Como curadora, colaborou na realização de outras mostras e festivais, como RIDM - Montreal International Documentary Festival (2022; 2024-), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022; 2024), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022), dentre outros. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Foi responsável pela programação de cinema do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, durante o ano de 2024. Atualmente, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar.

Carla Italiano

Carla Italiano atua como pesquisadora e curadora de mostras e festivais. É doutora em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFMG, com graduação em Cinema pela UFSC. Integra anualmente a equipe de programação do Olhar de Cinema, FENDA (Festival Experimental de Artes Fílmicas), FestCurtasBH e a organização geral do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte. Foi curadora de diversas mostras temáticas, incluindo Mulheres Mágicas - Reinvenções da Bruxa no Cinema, El Camino – Cinema de Viagem da América do Sul e Retrospectiva Helena Solberg, realizadas no CCBB. No campo de publicações, foi co-organizadora do dossiê "Cinema e Escritas de Si" da Revista Devires - Cinema e Humanidades (UFMG). É natural do Recife e residente em Belo Horizonte.

Carol Almeida

Carol Almeida é pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba, da Mostra de Cinema Árabe Feminino e da Mostra que Desejo, esta última promovida pelo Mirante Cineclube. Já participou de comissões de seleção de festivais como Forumdoc, em Belo Horizonte, e For Rainbow, em Fortaleza. Já participou de júris em festivais como a Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Janela de Cinema, Animage, entre outros.

Eduardo Valente

Formado em cinema pela UFF (Niteroi), com mestrado pela USP e doutorado na mesma UFF, dirigiu o setor internacional da Ancine (Agência Nacional de Cinema) entre 2011 e 2016. Atualmente é diretor artístico do Festival de Brasília, além de membro da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional Curitiba e delegado para o Brasil do Festival de Berlim. Como crítico de cinema, foi editor das revistas Contracampo (1998-2005) e Cinética (2006-2011), além de ter escrito vários textos para catálogos de mostras e festivais no Brasil e no mundo. Como cineasta, ganhou o Primeiro Prêmio da Cinefondation do Festival de Cannes em 2002 com seu curta Um Sol Alaranjado, por um júri composto, entre outros, por Martin Scorsese e Abbas Kiarostami. Realizou outros dois curtas (Castanho, 2003; O Monstro, 2006) e um longa metragem (No Meu Lugar, 2009). Trabalha desde 2018 como consultor de montagem, roteiro e estratégia de distribuição em festivais, tendo colaborado com mais de 50 longas neste período.

Gabriel Borges

Gabriel Borges é pontagrossense, curador, montador e diretor de cinema. Doutorando em História pela UFPR e mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, Gabriel atua na realização e edição de filmes e na organização e programação de cineclubes e festivais de cinema. Atualmente é co-diretor artístico do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, diretor artístico do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro e um dos curadores do Cineclube São Bernardo.

Giulia Maria

Giulia Maria Roberta é estudante de Cinema na Unespar em Curitiba. É curadora, programadora e cineclubista ativa, integrando o coletivo negro Cine Adélia e o CineFAP. Também faz filmes, atuando principalmente como diretora, roteirista e no departamento de arte.

Kariny Martins

Curadora, pesquisadora e roteirista. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar e Doutoranda em Comunicação pela UFF. Integra a comissão de curadoria nos festivais Olhar de Cinema, Griot – Festival Contemporâneo de Cinema Negro e faz parte da Direção artística do FIANB – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil. Participa de mostras e festivais como júri, mediadora e palestrante, colaborando em festivais como DOCSP, Festival de Gramado, MIMB, FestCurtasBH, Cabíria, Rio2c entre outros. É autora do livro “Ficção especulativa no Cinema Negro Brasileiro – a estética Afrofuturista em curtas-metragens” (A Quadro Edições, 2023) e integrou a primeira turma de Desenho de Audiência do Berlinale/Rio Talents (2024).

Carrinho de compras
Rolar para cima