Prêmios

O festival conta com 9 prêmios oficiais e alguns prêmios de parceiros.

Competitiva

Longa-metragem
_Prêmio Olhar de Melhor Filme;
_Prêmio Especial do Júri;
_Prêmio de Contribuição Artística (O prêmio pode ser dado para roteiro, direção, atuação, composição de trilha sonora original, montagem, direção do fotografia, direção de arte ou edição de som);
_Prêmio do Público;

Curta-metragem
_Prêmio Olhar de Melhor Filme;

Outros Prêmios Oficiais

Longa-metragem
_Prêmio de Melhor longa-metragem brasileiro das mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares;
_Prêmio de Melhor Filme da mostra Novos Olhares;
_Prêmio de Melhor Filme da mostra Outros Olhares;

Curta-metragem
_Prêmio de Melhor curta-metragem brasileiro das mostras Competitiva e Outros Olhares;

Prêmios de Parceiros

Abraccine
Prêmio da Crítica Para o Melhor Longa-Metragem da Mostra Competitiva.

Criada em 2011, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) é resultado de uma iniciativa histórica, pois trata-se da primeira entidade nacional a reunir os críticos de cinema do Brasil. Oferece um prêmio ao melhor filme da mostra Competitiva de Longa-metragem.

Prêmio AVEC-PR
O prêmio será concedido a um filme, curta ou longa-metragem, com produção ou coprodução do Paraná, que figure na programação do festival em qualquer uma de suas mostras.

Anualmente, o Prêmio AVEC-PR é rebatizado, buscando celebrar os principais artistas contemporâneos do estado. Este ano, a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná homenageia Leandro Bossy Schip, figura ímpar na cultura cinematográfica curitibana, paranaense e brasileira. Formado em Física, era astrônomo amador, educador e apaixonado por cinema – em específico, o cinema Super8. Muita gente não teria conhecido a forma de produção superoitista não fosse ele ter começado o primeiro festival do gênero no ano de 2005, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. Muitos dos antigos realizadores talvez tivessem esquecido do barulho hipnótico da câmera nos aproximados 3 minutos de duração de um cartucho de filme. Uma extensa filmografia, de títulos feitos durante a década de 1970, teria ficado esquecida dentro de gavetas e porões escuros, derretendo. Ele foi um dos grandes
idealizadores e artífices da atual retomada da produção brasileira em Super8, que frutificou em mais de 15 edições do Curta8 – Festival Internacional de Cinema Super8 de Curitiba. As iniciativas de Leandro, inclusive, ajudaram a gerar outros certames, como o Super Off, Festival Internacional de Cinema Super8 de São Paulo, que completou seus 8 anos no ano de 2021.

*por Flávio Rocha