DERIVAS POR VARDA
- 13/06/25 - sexta-feira | 11:30 - 12:45
A deriva, os filmes, a cinescritura, os processos de criação de Varda. Esta conversa aberta complementa a mostra Olhar Retrospectivo do 14º Olhar de Cinema. Em debate, a obra de Agnès Varda a partir do percurso de 6 longas e 4 curtas em exibição no festival, sempre abrindo margem para o público e as debatedoras navegarem, com liberdade, pelas tantas trilhas abertas por sua obra.
Mediação
>Camila Macedo
Camila Macedo participa da equipe de seleção e programação do Olhar de Cinema desde 2018. Como curadora, colaborou na realização de outras mostras e festivais, como RIDM – Montreal International Documentary Festival (2022; 2024-), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022; 2024), Cinefantasy (2021), FIDÉ Brasil (2022), dentre outros. É doutora e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Foi responsável pela programação de cinema do Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba, durante o ano de 2024. Atualmente, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar.
>Gabriel Borges
Gabriel Borges é pontagrossense, curador, montador e diretor de cinema. Doutorando em História pela UFPR e mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, Gabriel atua na realização e edição de filmes e na organização e programação de cineclubes e festivais de cinema. Atualmente é co-diretor artístico do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, diretor artístico do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro e um dos curadores do Cineclube São Bernardo.
Palestrantes
Claudia Mesquita
Cláudia Mesquita é professora dos cursos de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, Políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Publicou, com Consuelo Lins, o livro "Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo" (2008); organizou, com Maria Campaña Ramia, "El otro cine de Eduardo Coutinho" (2012), publicado no Equador, e, com André Brasil, "Cinemas da Terra" (2024).
Silvane Maltaca
Silvane Maltaca é jornalista formada pela PUC-PR. Atualmente trabalha na Comunicação do Centro Cultural Teatro Guaíra e já atuou em diversas emissoras de televisão da capital paranaense por quase vinte anos, como RIC TV, RPC, Rede Massa, Lumen e RTVE-PR. Produziu e editou documentários como “Lange, uma viagem naturalística”, “O Paraná na ponta dos pés: 50 anos do Balé Teatro Guaíra e o especial “ Caminhos da Erva- Mate”. É mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, especialista em Produção Independente e autora do livro “Inspirar, criar e compartilhar: convergências nos processo de criação de Agnès Varda, fruto de sua pesquisa acadêmica.