Arquivo 2021

Filmes

Competitiva | Longas

Conferência
Rússia
Ivan Tverdovskiy

Estilhaços
Argentina
Natalia Garayalde

O Protetor do Irmão
Turquia, Romênia
Ferit Karahan

O Sonho do Inútil
Brasil
José Marques de Carvalho Jr.

Rio Doce
Brasil
Fellipe Fernandes

Rolê – Histórias dos Rolezinhos
Brasil
Vladimir Seixas

Sonhos de Damasco
Canadá
Emilie Serri

Um Céu Tão Nublado
Colômbia, Espanha, Reino Unido
Álvaro F. Pulpeiro

Zinder
Alemanha, França, Níger
Aïcha Macky

Competitiva | Curtas

A Máquina Infernal
Brasil
Francis Vogner dos Reis

Chão de Fábrica
Brasil
Nina Kopko

Meu Tio Tudor
Bélgica, Hungria, Moldávia, Portugal
Olga Lucovnicova

Ouça a Batida das Nossas Imagens
Bélgica
Maxime Jean-Baptiste, Audrey Jean-Baptiste

Saúde!
Polônia, Rússia
Tatiana Chistova

Sob a Máscara Branca: O Filme que Haesaerts Poderia Ter Feito
Bélgica
Matthias De Groof

Tecidos Brancos
França, Senegal
Moly Kane

Tereza Joséfa de Jesus
Brasil
Samuel Costa

Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui
Brasil
Érica Sarmet

Vikken
França
Dounia Sichov

Novos Olhares

A Cidade dos Abismos
Brasil
Priscyla Bettim, Renato Coelho

Crime Culposo
Irã
Shahram Mokri

Esqui
Argentina
Manque La Banca

Rock Bottom Riser
Estados Unidos da América
Fern Silva

Tzarevna Descamada
Rússia
Uldus Bakhtiozina

Virar Mar
Alemanha, Brasil
Philipp Hartmann, Danilo Carvalho

Outros Olhares | Longas

A Calmaria Depois da Tempestade
Colômbia
Mercedes Gaviria

A Matéria Noturna
Brasil
Bernard Lessa

Apenas o Sol
Paraguai, Suíça
Arami Ullon

As Preces de Delphine
Camarões, Bélgica
Rosine Mbakam

Deus Tem AIDS
Brasil
Fábio Leal, Gustavo Vinagre

Garotas | Museu
Alemanha
Shelly Silver

Nunca Mais Serei a Mesma
Argentina, Brasil, Honduras, México
Alice Lanari

Rumo ao Norte
Estados Unidos da América
Angelo Madsen Minax

Outros Olhares | Curtas

A Comunhão da Minha Prima Andrea
Espanha
Brandán Cerviño Abeledo

A Culpa Não É Nossa
Brasil
Humberto Schumacher

Carta do Seu País Distante
Estados Unidos da América
Suneil Sanzgiri

Há Um Fantasma de Mim
Holanda, Peru
Mateo Vega

Eu Espero o Dia da Nossa Independência
Argélia, Brasil
Bruna Carvalho Almeida, Bruna Laboissière

Levados
França
Jean Costa

Lili, Só
China, Hong Kong
Zou Jing

Nha Mila
Portugal, Suíça
Denise Fernandes

O Que Não Se Vê
Portugal
Paulo Abreu

Perto de Você
Brasil
Cássio Kelm

Tamgù
Argentina, França
Isabel Loyer, Luis Paris

Foco

O Telhado
Palestina
Kamal Aljafari

Porto da Memória
Palestina
Kamal Aljafari

Recordação
Palestina
Kamal Aljafari

Um Verão Incomum
Palestina
Kamal Aljafari

Exibições Especiais

Capitu e o Capítulo
Brasil
Júlio Bressane

O Bom Cinema
Brasil
Eugenio Puppo

Por Trás da Muralha de Tijolos Vermelhos
Hong Kong
Documentaristas de Hong Kong

Mirada Paranaense

Bia Mais Um
Brasil
Wellington Sari

Ursa
Brasil
William de Oliveira

A Busca do Eu e do Silêncio
Brasil
Giuliano Robert

Anamnese
Brasil
Tiago Lipka

Elas São o Meu Início
Brasil
Jessica Quadros

Marcha de Uma Liberdade Roubada
Brasil
Laís da Rosa Coelho

Meu Coração É Um Pouco Mais Vazio na Cheia
Brasil
Sabrina Trentim

Retrato Falado
Brasil
Luiz Bonin, Oda Rodrigues

Segunda Natureza
Brasil
Milla Jung

Olhares Brasil | Longas

Carro Rei
Brasil
Renata Pinheiro

Mirador
Brasil
Bruno Costa

Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!
Brasil
Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero

O Bem Virá
Brasil
Uilma Queiroz

Subterrânea
Brasil
Pedro Urano

Olhares Brasil | Curtas

A Guerra de Michael
Brasil
Gregorio Gananian, Daniel Tagliari

As Vezes que Não Estou Lá
Brasil
Dandara de Morais

Belos Carnavais
Brasil
Thiago B. Mendonça

Colmeia
Brasil
Maurício Chades

Palavra Grande
Brasil
Manoela Ziggiatti

Quando Chegar a Noite, Pise Devagar
Brasil
Gabriela Alcântara

Júri

Competitiva

person
Cíntia Gil

Nascida em Portugal, Cíntia Gil estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e tem uma licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. De 2012 a 2019, foi co-diretora e depois diretora do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema. De 2019 a 2021 dirigiu Sheffield DocFest, no Reino Unido, de onde saiu em Julho de 2021 por diferenças artísticas com o Board of Trustees. Cíntia fez a curadoria de inúmeros programas de filmes contemporâneos e históricos, retrospectivas e exposições.

person
Heloísa Passos

Recentemente realizou a direção de fotografia de Nothing Lasts Forever de Jason Kohn e Fortaleza Hotel de Armando Praça. Foi nominada ao prêmio da Academia Brasileira de Cinema, pela direção de fotografia por Deslembro, de Flávia Castro (Veneza, 2018). Recebeu duas vezes o prêmio de melhor direção de fotografia no Festival do Rio, por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Veneza, 2009) e por Mulher do Pai (Berlim 2017). Construindo Pontes, seu primeiro longa como diretora, estreou no IDFA.

person
Janaína Oliveira

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ, e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C., nos EUA. Desde 2009, desenvolve pesquisa sobre as cinematografias negras e africanas, atuando também como consultora, júri e painelista em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul’s legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR – International Film Festival Rotterdam.

Novos Olhares / Olhares Brasil

person
Ana Souza

Ana Souza faz parte da equipe da programação do festival de Sundance, sendo curadora de filmes de ficção internacionais e nacionais, e da seção Midnight. Souza também trabalha como Diretora de Programação para o festival de Sun Valley em Idaho, e foi a produtora do Forum do Festival Internacional ShortFest de Palm Springs esse ano. Ela tem colaborado em várias capacidades com festivais que incluem o LA Film Festival, AFI FEST, Outfest, o Festival Latino de Los Angeles, e Ambulante California, entre outros.

person
Emilie Bujès

Emilie Bujès trabalha como diretora artística do Visions du Réel e assessora de programação da Quinzena dos Diretores de Cannes, além de especialista para o fundo suíço Visions Sud Est. Ela atuou como curadora para o Geneva Contemporary Art Centre e contribuiu para a programação de festivais e instituições de arte, entre os quais Forum Expanded – Berlinale, Contemporary Art Centre Vilnius, Lausanne Underground Film Festival, Transmediale (Berlim). Ela recebeu o prêmio Swiss Art Award para curadores em 2014.

person
Greg de Cuir Jr.

Greg de Cuir Jr. atua como curador independente, escritor e tradutor. Ele vive e trabalha em Belgrado, Sérvia.

Outros Olhares

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Alia Ayman

Alia Ayman é doutoranda em antropologia cultural na Universidade de Nova Iorque, onde atualmente escreve sua tese sobre pensamento descolonial, alteridade, e circulação global de imagens documentais. Ela é cofundadora do Zawya Cinema, sediado em Cairo. Em sua atuação como curadora de filmes independentes e imagens em movimento, trabalhou com o Berlinale Forum, Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), BlackStar Film Festival, Flaherty NYC, Images Festival, entre outros.

person
Dea Ferraz

Dea Ferraz é pernambucana, realizadora e pesquisadora audiovisual. Em sua trajetória, destacam-se os longas-metragens “Câmara de Espelhos” (2016), “Modo de Produção” (2017), “Mateus” (2018) e AGORA (2020), exibidos e premiados em relevantes mostras no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; Janela Internacional de Cinema; Panorama – Coisa de Cinema; Olhar de Cinema; ForumDoc; Mostra Tiradentes e Mostra Sesc de Cinema Nacional, bem como em festivais latino-americanos como Santiago Alvarez (Cuba) e DOCSDF (México). Atualmente Dea integra o Coletivo Gambiarra, é doutoranda pela UFPE e prepara a distribuição do seu mais recente filme, “Agora”.

person
Wood Lin

Wood Lin concluiu seu mestrado no Instituto Superior de Estudos em Som e Imagem da Universidade Nacional de Artes de Tainan. Especializado em documentários, ele atua como cineasta, crítico de cinema, escritor e organizador de festivais. Ele é diretor de programação do Festival Internacional de Documentário de Taiwan (TIDF) desde 2013 e atualmente consultor de programação do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA). Sob sua curadoria, a mostra “Imagens da vanguarda: experimentos cinematográficos de Taiwan na década de 1960” foi exibida em diversos festivais de cinema e instituições tais como a Anthology Film Archive, Thai Film Archive, EXiS, etc. Ele também fez parte do júri em diversos festivais internacionais de cinema, tais como o DokuFest (Kosovo), Sheffield Doc/Fest (Reino Unido), Verite Cinema (Irã), Golden Horse Awards (Taipei), Festival Internacional de Cinema de Hong Kong e Festival de Cinema de Taipei, entre outros.

Júri AVEC-PR

person
Catalina Sofia

Integrante da equipe de programação e curadoria do Cineclube do Atalante na Cinemateca de Curitiba desde 2018. Pesquisadora com bacharelado em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

person
Cíntia Domit Bittar

Diretora, roteirista, produtora e montadora de obras com forte presença em festivais desde 2011. A mais recente é “Baile”, finalista do GP do Cinema Brasileiro, melhor curta no 60º FICCI, melhor direção no 29º Curta Cinema, Top 10 do Público no 30º Kinoforum, selecionado nos 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF, 38º Uruguay IFF, 21º Festival do Rio, entre outros. Sócia na Novelo Filmes.

person
Flávio Rocha

Pesquisa a produção e a circulação de filmes Super-8 na década de 1970 no Brasil. É mestre em Imagem e Som pela UFSCAR, especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR e graduado em História pela UFPR. É documentarista, fotógrafo e videomaker com enfoque em: teatro, artes visuais, música, culturas populares e populações tradicionais. Seu trabalho está diretamente ligado às práticas e manifestações culturais do povo do litoral paranaense.

Júri da Crítica ABRACCINE

person
Emanuela Siqueira

Emanuela Siqueira é doutoranda em Estudos Literários na UFPR, é crítica e tradutora. Escreve sobre cinema desde 2008 e atualmente publica nos sites Cine Varda e Quadro por Quadro. Já compôs júris de festivais como Olhar de Cinema, Colors e Cinefantasy também como curadora. Pesquisa e pensa principalmente sobre a representação e realização de mulheres no cinema.

person
Wallace Andrioli

Wallace Andrioli nasceu em Minas Gerais e vive no Rio de Janeiro desde 2014. É Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando temas relacionados à produção cinematográfica em regimes autoritários, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora e crítico de cinema no site Plano Aberto e na revista Contrabando.

person
Yasmine Evaristo

Yasmine Evaristo é mineira, de Belo Horizonte, onde reside. Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, atualmente é graduanda em Letras Tecnologia da Edição, no CEFET-MG. Pesquisa Cinema Fantástico, com ênfase em cinema de terror e horror, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. É crítica de cinema e criadora de conteúdo nos sites Music Non Stop e Clube da Poltrona, assim como co-fundadora e crítica no site Longa História.

Curitiba_Lab

Gente de Bem

roteiro
Cíntia Domit Bittar

direção
Cíntia Domit Bittar

produção
Ana Paula Mendes

empresa produtora
Novelo Filmes

Greenville

roteiro
Kauan Oliveira

direção
Kauan Oliveira

produção
Amaral Mateus

empresa produtora
Dominó Produções

Jamary

roteiro
Begê Muniz

direção
Begê Muniz

produção
Elisa Telles

empresa produtora
Jamary Films

Ninho Roxo

roteiro
Alice Stamato
Val Hidalgo

direção
Alice Stamato
Val Hidalgo

produção
Thiago Briglia

empresa produtora
Platô Filmes

Perto da Meia-Noite

roteiro
Maick Hannder

direção
Maick Hannder

produção
Bruno Greco
Jacson Dias

empresa produtora
Ponta de Anzol Filmes

empresa coprodutora
Vitrine Filmes

Porta

roteiro
Lico Cardoso

direção
Renato Candido

produção
Lico Cardoso

empresa produtora
Eulírica Audiovisual

Seminários

Equipe de Programação do 10º Olhar de Cinema

Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 10ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.

Festivais Online: Aprendizados e Perspectivas

No último ano, vimos uma profusão de festivais no ambiente online. Se por um lado essa presença no ambiente virtual foi benéfica para os festivais que puderam extrapolar suas barreiras geográficas, por outro, houve muita dúvida sobre estar ou não nesses espaços por parte dos produtores, realizadores e distribuidores. Questões como a segurança dos filmes e as janelas de direitos negociados com players, entre outras, estiveram em muitos debates. Mas o que aprendemos até aqui? Qual é o papel de um festival de cinema dentro do mercado audiovisual e na carreira de um filme? Quais perspectivas daqui em diante?

A Importância da Preservação Audiovisual: Da Produção às Políticas Públicas

A preservação audiovisual é um dos elos integrantes da cadeia audiovisual e precisa, urgentemente, ser encarada como tal, para que suas múltiplas dimensões possam ser implementadas de maneira efetiva. Este seminário, parceria do Olhar de Cinema com a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), vai discutir a área no Brasil a partir de aspectos diversos: a necessidade da incorporação de ações de preservação desde a produção, o uso ético de materiais de arquivo, a urgência do estabelecimento de políticas públicas para o patrimônio audiovisual e o trabalho das instituições de memória.

Filmes Não Cabem Só na Tela: Pré-Lançamento da Coleção "Escrever o Cinema"

A Coleção Escrever o Cinema expande para a página dos livros o ato de se fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Conversa com os autores dos livros: A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; A natureza eloquente: um ensaio sobre o cinema de Eugène Green, escrito por Pedro Faissol; e Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer, escrito por Alexandre Rafael Garcia. E mediação de Sérgio Alpendre.

Adaptação Literária para Meios Audiovisuais

A partir de um texto original de Joël Pommerat, o roteirista e diretor Murilo Hauser apresenta uma versão de Os Negociantes totalmente reimaginada para uma realidade de isolamento e desamparo. Após a exibição, Sônia Procópio mediará uma conversa com o cineasta a partir do processo criativo da obra, pensando as interseções possíveis entre as linguagens teatrais e audiovisuais, abrangendo as especificidades do processo de adaptação, no qual excelentes personagens, cenas e ideias do material original devem ser abandonados para que o filme possa ganhar vida própria.

Decolonialidade nas Produções Cinematográficas

Brasil 2021: de(s)colonizar o cinema, enquanto ato político e coletivo, é extrapolar o terreno das imagens, dos discursos e adentrar ao campo pragmático da própria experiência do cinema, desde os modos de realização e produção até a distribuição e o encontro com as obras. É o desafio de visitar os espaços, localizar a/o/es sujeita/o/es e as condições de acesso às imagens. Para que diversos imaginários sejam impressos e representados nas telas é primordial potencializar os ecos das experiências, corpos e cosmologias. Decolonizar é prática de escuta e de trocas.

Conversa Aberta com Kamal Aljafari

O cineasta destacado este ano pela mostra Foco vai conversar sobre a sua obra.

Masterclass Radu Jude - Esboços de Uma Poética Inconformista

Radu Jude se interessa por filmar a História romena (e, portanto, europeia) e não se circunscreve às décadas durante as quais o cretino insosso Nicolae Ceaușescu dominou os desígnios de seu povo. O desprezo aos judeus, aos ciganos ou aos dissidentes define a retórica fascista que permeou o seu país. Ele sabe disso e o filma uma e outra vez, como se ao fazê-lo pudesse evocar a sedução produzida pelo pensamento reacionário. A Masterclass abordará as estratégias poéticas do diretor para indagar sobre a relação do passado com o presente através de arquivos diversos, como também os procedimentos de reconstrução histórica de um período e a abordagem consciente de se filmar um relato no presente que nunca deixa de estar conectado ao passado. Serão analisados, a título de exemplo, alguns de seus filmes mais conhecidos, além de se tentar elucidar o que significa fazer um cinema político no século atual.

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