Oficinas: Inscrições Abertas

As oficinas do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba têm o intuito de expandir e aguçar os sentidos das pessoas participantes para as mais variadas facetas do cinema e proporcionar uma experiência a mais durante os dias do festival. Excepcionalmente, este ano, por conta das recomendações sanitárias de distanciamento social, os encontros serão realizados de maneira on-line através de plataforma virtual de videconferência. As oficinas ofertadas este ano são:

Corpo, Alma e Ofício: As Relações entre Direção e Elenco no Processo Fílmico
A oficina propõe debater as relações entre diretores e atores na feitura de um filme. Serão abordados conceitos essenciais da atuação para audiovisual, bem como expectativas e responsabilidades entre direção e elenco. O pacto de confiança. A construção da atmosfera cinematográfica através da atuação. Estudos de caso sobre escolha de elenco, preparação e métodos de ensaio.
Ministrantes: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

Fabulações e Espaços Utópicos nos Cinemas Negros
A oficina discutirá as táticas de criação e invenção nos cinemas negros especulativos, com ênfase na imaginação de utopias pretas e no conceito de fabulação. Essas táticas serão pensadas com base nos tensionamentos e inflexões do campo crítico decolonial e das pesquisas do cinema negro. Serão dois movimentos complementares: 1) exibição de trechos de filmes, videoclipes, séries, etc., seguida de debate entre os participantes; e 2) aula expositiva-participativa, explorando os conceitos e temas discutidos.
Ministrante: Kênia Freitas

E Assim se Faz História
A oficina propõe pensar a origem das narrativas e as relações que se estabelecem entre as histórias e quem as narra. Tudo o que nos cerca possui uma ou infinitas histórias, que se atualizam em obediência ao tempo. As histórias carregam dentro de si uma alma própria que a alimenta de cores, sons, imagens, texturas, poesia e a magia do encontro dela com o seu escolhido(a), para que juntos, enamorados, vivam os encantamentos da materialização de seus desejos voluntários mais bonitos. As histórias carregam amor, ensinamentos, magia, milagres, heróis, lugares, culturas e a justificação para tudo o que existe e o que não existe. As histórias acontecem desde as primeiras batidas do coração humano, quando a mãe o sente, e seguem com a gente, até que o nosso coração cesse e os últimos neurônios apaguem suas luzes e os olhos se fechem para o mundo. É nesse sentir e olhar que as histórias acontecem e se materializam nas muitas artes e na cinematografia da vida.]
Ministrante: Cristino Wapichana

– As inscrições das oficinas vão até o dia 25 de setembro, são totalmente gratuitas e podem ser feitas aqui.

– Encerradas as inscrições, caso haja mais inscrites que vagas possíveis, será feito um processo de seleção interno em conjunto com a pessoa responsável pela oficina.

– Participantes selecionades para participar das oficinas serão avisades por e-mail fornecido no ato de inscrição.

– Cada pessoa poderá se inscrever em apenas uma única oficina.

– Somente maiores de 16 anos podem se inscrever.

– Em caso de desistência, deve-se avisar à produção do festival com até 05 dias de antecedência, através do e-mail info@olhardecinema.com.br

– O certificado digital (.pdf) será emitido somente para quem participar dos dois dias de oficina e será enviado por e-mail em até 30 dias após o término do evento.

Confira o passo-a-passo de como se inscrever: