Seleção Oficial 2022: Olhar Retrospectivo e Olhares Clássicos

Seleção Oficial 2022: Olhar Retrospectivo e Olhares Clássicos

OLHAR RETROSPECTIVO – SU FRIEDRICH E OUTRAS IMAGENS PARA O INVISÍVEL

Após dois anos sem integrar a programação do Olhar de Cinema, a mostra Olhar Retrospectivo está de volta ao festival, destacando, pela primeira vez, o trabalho de uma cineasta mulher: a estadunidense Su Friedrich, importante nome do cinema de invenção e referência indispensável para o pensamento das autorias lésbicas na produção de imagens. A programação é composta por 7 filmes de Friedrich, oriundos de distintos períodos de sua carreira, em diálogo com outras 8 produções de realizadoras incontornáveis de diferentes países e épocas. Para expandir e complementar as exibições, fazem parte desta que será a maior mostra já realizada em torno da obra da diretora no Brasil, também uma mesa de debates no Seminário de Cinema de Curitiba e uma entrevista gravada com a realizadora disponível no site do festival.

Nascida em 1954, Friedrich começou sua carreira em Nova Iorque, no fim da década de 1970, e, desde então, transita entre diferentes suportes, formatos e linguagens. Realizou 25 filmes, atuando como diretora, fotógrafa e montadora na maioria deles. Ao nadarmos e afundarmos em seu trabalho, pareceu-nos que lançar um olhar que torna visível o que, antes, permanecia invisibilizado, é um desejo que mobiliza e atravessa toda a sua cinematografia. Ressoando e perseguindo esse mesmo gesto, colocamos seu cinema no centro de uma constelação de imagens formada tanto por filmes de cineastas já amplamente reconhecidas, quanto por filmografias ainda pouco investigadas no contexto brasileiro. Desse modo, junto à obra de Friedrich, na Olhar Retrospectivo deste ano, o público poderá assistir a sessões formadas por filmes de Germaine Dulac, Maya Deren, Chantal Akerman, Barbara Hammer, Leontine Sagan, Cheryl Dunye, Thirza Cuthand e Zeinabu Irene Davis.

Os filmes de Su Friedrich confirmados na programação são:

PELO RIO ABAIXO
/ GENTLY DOWN THE STREAM
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 1981, 13’, cópia digital

OS LAÇOS QUE UNEM
/ THE TIES THAT BIND
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 1984, 55’, DCP

PARA SEMPRE CONDENADAS
/ DAMNED IF YOU DON’T
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 1987, 42’, cópia digital

NADE OU AFUNDE
/ SINK OR SWIM
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 1990, 48’, cópia digital

ESCONDE-ESCONDE
/ HIDE AND SEEK
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 1996, 63’, cópia digital

AS CHANCES DE REGENERAÇÃO
/ THE ODDS OF RECOVERY
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 2002, 65’, cópia digital

NÃO POSSO TE DIZER COMO ME SINTO
/ I CANNOT TELL YOU HOW I FEEL
Su Friedrich | Estados Unidos da América, 2016, 42’, DCP

Todos os filmes de Friedrich foram fornecidos pela própria cineasta.

Também fazem parte da mostra os seguintes filmes de outras autorias:

A CONCHA E O CLÉRIGO
/ LA COQUILLE ET LE CLERGYMAN
Germaine Dulac | França, 1928, 40’, cópia restaurada fornecida pela Light Cone

AT LAND
/ AT LAND
Maya Deren | Estados Unidos da América, 1944, 15’, cópia restaurada fornecida pela Re:Voir

BEIJOS DE NITRATO
/ NITRATE KISSES
Barbara Hammer | Estados Unidos da América, 1992, 67’, cópia remasterizada fornecida pela Electronic Arts Intermix

CICLOS
/ CYCLES
Zeinabu Irene Davis | Estados Unidos da América, 1989, 17’, cópia digital fornecida pela Women Make Movies

LIÇÕES NA TEORIA BABY DYKE
/ LESSONS IN BABY DYKE THEORY
Thirza Cuthand | Canadá, 1995, 3’, cópia digital fornecida por Thirza Cuthand

NOTÍCIAS DE CASA
/ NEWS FROM HOME
Chantal Akerman | França, Bélgica, 1977, 85’, cópia restaurada fornecida pela Chantal Akerman Foundation – Cinematek

SENHORITAS EM UNIFORME
/ MÄDCHEN IN UNIFORM
Leontine Sagan | Alemanha, 1931, 88’, cópia restaurada fornecida pela Beta Film GmbH

THE WATERMELON WOMAN
/ THE WATERMELON WOMAN
Cheryl Dunye | Estados Unidos da América, 1996, 90’, cópia restaurada fornecida pela Jingletown Films

OLHARES CLÁSSICOS

A mostra Olhares Clássicos, importantíssima conexão do programa contemporâneo do Olhar de Cinema com a história da sétima arte, volta a acontecer depois de dois anos de intervalo por conta das edições online na pandemia. A ideia da mostra, afinal, sempre foi colocar alguns importantes filmes de volta na sala escura, para apreciação coletiva, em cópias restauradas ou no mínimo em ótimo estado. Os seis títulos que compõem a mostra em 2022 vão na direção de alguns dos caminhos que os Clássicos do Olhar acostumaram o público a seguir: a celebração de um filme capital da história do cinema numa data significativa (o centenário de Nanook do Norte), a descoberta de filmes menos conhecidos no Brasil realizados por cineastas ou cinematografias nacionais em geral menos exibidas por aqui (Sara Gómez, de Cuba; Ousmane Sembène, do Senegal); e a homenagem a grandes nomes do cinema dos quais nos despedimos recentemente (Peter Bogdanovich, Arnaldo Jabor, Geraldo Sarno). No conjunto, um poderoso mergulho no cinema mundial de variados momentos históricos e propostas estéticas e narrativas.

Confira a lista completa de filmes:

DE CERTA MANEIRA
/ DE CIERTA MANERA
Sara Gómez | Cuba, 1977, 78’

LUA DE PAPEL
/ PAPER MOON
Peter Bogdanovich | Estados Unidos da América, 1973, 105’

MANDABI
/ MANDABI
Ousmane Sembene  | Senegal, França, 1968, 92’

NANOOK DO NORTE
/ NANOOK OF THE NORTH
Robert Flaherty | Estados Unidos da América, 1922, 78’

OPINIÃO PÚBLICA
/ OPINIÃO PÚBLICA
Arnaldo Jabor | Brasil, 1967, 65’

VIRAMUNDO
/ VIRAMUNDO
Geraldo Sarno | Brasil, 1965, 37’

Compartilhe

Rolar para cima