Seleção Oficial: Novos Olhares

Os longas-metragens da mostra Novos Olhares trazem maior radicalidade em suas propostas estéticas. Este ano, compõem a mostra seis filmes, sendo dois deles produções brasileiras. O brasileiro A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim e Renato Coelho, teve sua estreia mundial no IndieLisboa 2021. O longa mostra três jovens de origens distintas, unidos por um assassinato em uma São Paulo hostil e fragmentada; Crime Culposo, de Shahram Mokri, mostra quatro homens que decidem incendiar um teatro e recriar, 40 anos depois, os atentados a cinemas que mataram centenas de pessoas e foram realizados para derrubar o rigime do Xá no Irã. O longa foi exibido na mostra Horizontes do Festival de Veneza em 2020; o argentino Esqui, de Manque La Banca, exibido no FIDMarseille, mostra o universo oculto das relações de trabalho que se geram durante a alta temporada de esqui na Patagônia argentina; Rock Bottom Riser, de Fern Silva traz imagens de vulcões havaianos jorrando lava e fez parte da seleção do Festival de Berlim 2021; Também exibido no Festival de Berlim, Tzarevna Descamada, da diretora russa Uldus Bakhtiozina, traz um caleidoscópio de contos de fadas e mitos russos. Um passeio visual pela cultura russa e seu passado histórico; a coprodução Brasil/Alemanha Virar Mar, de Philipp Hartmann e Danilo Carvalho, transita entre as terras desérticas do sertão brasileiro e as paisagens de Dithmarschen, no norte da Alemanha, uma região sujeita a inundações, construindo uma reflexão sobre alterações climáticas e a observação do cotidiano.

A CIDADE DOS ABISMOS
/ A CIDADE DOS ABISMOS
Priscyla Bettim, Renato Coelho | Brasil, 2021, 97’

CRIME CULPOSO
/ JENAYAT-E BI DEGHAT
Shahram Mokri | Irã, 2020, 134’

ESQUI
/ ESQUÍ
Manque La Banca | Argentina,  2021, 74’

ROCK BOTTOM RISER
/ ROCK BOTTOM RISER
Fern Silva | Estados Unidos da América,  2021, 70’

TZAREVNA DESCAMADA
/ DOCH RYBAKA
Uldus Bakhtiozina | Rússia,  2021, 69’

VIRAR MAR
/ VIRAR MAR / MEER WERDEN
Philipp Hartmann, Danilo Carvalho | Alemanha, Brasil,  2021, 75’